PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Avaliação DE DESEMPENHO





AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO



        A avaliação é um sistema muito usado nas grandes organizações com o objetivo de identificar as falhas dentro da empresa. Essa busca evitar que o chefe avalie o colaborador de modo pessoal o que é um erro, pois a avaliação deve ser aplicada com técnicas elaboradas para se avaliar o trabalho do colaborador.

  O conhecimento da dinâmica organizacional implica no desempenho das pessoas. Uma análise eficiente de uma avaliação possui três fatores essenciais: maneira de ser do indivíduo, atividade e ambiente. Nesse contexto, o reconhecimento do chefe ao colaborador pelo trabalho exercido, motivação e ambiente harmonioso é a relação positiva para uma análise eficiente.


A avaliação de desempenho é uma ferramenta que pode melhorar os resultados dos recursos humanos de uma organização. O esforço individual depende das habilidades e da capacidade de cada pessoa e sua percepção do papel a ser desempenhado. Na área de recursos humanos a mais resistente a mudanças é a de salários, pois muitas organizações alegam que as informações de salários devem ser confidenciais e a decisão vem das chefias que tem como argumento seu poder nas decisões de avaliação e o aumento do mérito trarão redução caso as regras sejam abertas aos subordinados.


O programa de avaliação de desempenho é uma realidade e através desse pode-se demonstrar onde os empregados estão deficientes. Seu objetivo não é julgar o comportamento de um empregado, mas sim de avaliá-lo de acordo com o cargo e com as metas estabelecidas pela empresa.


De acordo com as responsabilidades que um indivíduo possui no cargo que exerce, as metas, as crenças e os objetivos estabelecidos pela empresa é que se deve avaliar. O Feedback é um acompanhamento do desempenho da pessoa, através dele se poderá obter dados que mostraram onde está as falhas e como corrigir as falhas observadas pela avaliação.


 Respeitar o colaborador motiva-lo, mostra que a empresa tem seu colaborador como parceiro. A avaliação aplicada tem o objetivo de se fazer a verificação o que precisa melhorado, satisfazer em primeiro lugar o colaborador que  deve ser visto como seu primeiro cliente. Através da avaliação tem-se a percepção de novos talentos, fazer seu acompanhamento e não julga-lo como pessoa.


O capital humano é a única certeza de vantagem sustentável de uma empresa. Para isso, uma ferramenta de avaliação que identifica, direciona o desenvolvimento e contribui para manter talentos torna-se um instrumento poderoso nas empresas de sucesso.


O avaliador deve ser um companheiro, buscar habilidades em seus avaliados, explicar o que fizerem para contribuir no crescimento da empresa e que precisam melhorar, pois todas as pessoas cometem falhas e precisam de ajuda para superá-las.


Os gerentes precisam ter a visão de explicar para o avaliado sua contribuição no crescimento da empresa, que mudanças se farão necessárias, como a organização contribuirá com o colaborador para que as falhas percebidas através da avaliação sejam corrigidas. Sempre haverá falha, nenhuma organização será 100% e por isso a necessidade de aperfeiçoamento será uma constante no mercado globalizado.


Quando se percebe em uma avaliação que falhas estão ocorrendo em um sistema de avaliação aplicado na empresa é fundamental que se estude novos sistemas de avaliações para que possa ser implantado na empresa. Em alguns casos o sistema que uma empresa utiliza para avaliara seus colaborares tornou-se saturado, ultrapassado devido à competitividade do mercado.


Trabalhar em equipe é sem dúvida o meio mais vantajoso para qualquer administração. Os trabalhos em equipes rendem mais pois cada indivíduo possui um ponto de vista diferente, idéias diferentes. É muito importante nesse contexto que se respeite à idéia de cada um que participa de sua equipe ou de outra equipe de sua empresa.


Quando se trabalha em equipes os trabalhos tornam-se rendosos devido o diferencial de cada pessoa. Novas idéias, pontos de vista diferentes aparecerá nas equipes. Porem respeitar a idéia, a opinião de cada membro da equipe é de suma relevância. Somente através desse contexto a administração poderá obter e utilizar as informações com qualidade tornando o sistema útil na determinação da organização da equipe.




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Avaliação. In: Planejamento, Execução E Avaliação No Ensino
- AvaliaÇÃo
- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- Arte E Avaliação.
- A Motivação Do Trabalhador
- Teoria Geral Administração
- Processos De Avaliação

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online