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Ensino de História - Conteúdos e conceitos básicos



O ensino de História assim como as demais disciplinas, conforme a LDB, deve ter como objetivo maior articular conhecimento, competências e valores com a finalidade de capacitar os alunos a serem transformados em cidadãos críticos, autônomos e participativos, transformando assim a sociedade.


SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS


Há uma dificuldade por parte da escolar em definir como distribuir um conhecimento que seja necessariamente comum a todos os brasileiros utilizando-se de uma única metodologia.


Sendo assim, devem ser feitas escolhas e seleções de conteúdos, considerando-se os vários enfoques teórico-metodológicos que têm sido construídos ao longo do tempo.


SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS


Visto que os conteúdos ocupam papel central na construção das capacidades do aluno em seu processo de ensino-aprendizagem, sua seleção e escolha devem estar em amarradas às problemáticas sociais marcantes em cada momento histórico, não apenas como ferramenta organizadora desses eventos, mas também como articuladores dos valores, normas e atitudes.


Considerar-se-ão então todas as propostas curriculares nesse sentido, desde as clássicas até as mais inovadoras.


DIVERSIDADE NA APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS


Ainda a maioria das escolas utiliza o tempo ( dimensão cronológica) como medida para ensinar História. A divisão História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea também predomina nos livros didáticos, seguindo a perspectiva da seqüencialidade e da linearidade. Porém, atualmente surgem tentativas de inovar propondo-se a seleção e organização dos conteúdos baseadas na chamada História integrada que organiza os estudos por eixos temáticos.


Dessa maneira, a exposição cronológica seria um recurso intermediário para nortear os alunos na construção do conhecimento histórico, aliada a outras estratégias para problematizar atividades que encoragem os alunos a posicionarem-se como cidadãos críticos, conscientes e autônomos.


Nesse sentido, cabe ao professor assumir uma postura responsável na organização dos conteúdos.


CUIDADOS ESPECIAIS


Há que se ter um cuidado especial na escolha dos conteúdos, visando o envolvimento do aluno por meio da problematização dos temas relacionado-os com a realidade cultural do aluno, para que a construção desse conhecimento tenha algum significado para ele, e para que ele não se torne apenas um recipiente depositório de informações.


CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLARIDADE BÁSICA


A ?lógica da História? é um conjunto de conceitos que são imprescindíveis de serem trabalhados na produção do conhecimento histórico escolar, de modo a formar o aluno crítico e cidadão participante da sociedade. São sugeridos alguns conceitos:


HISTÓRIA


O conhecimento histórico objetiva a compreensão do processo histórico, ou seja, das ações do homem como sujeito histórico desse processo e sua localização no tempo e espaço, bem como apontar os desdobramentos dessa ação.


Para tanto, escolher-se-ão metodologias apropriadas para que o aluno possa ter um olhar consciente para sua própria sociedade e para si mesmo, problematizando questões e desenvolvendo outras habilidades complexas, próprias da reflexão. Torna-se então imprescindível a aplicação da prática interdisciplinar.


Fontes históricas podem ser usadas como recurso para a construção do conhecimento histórico. São elas: documentos oficiais, textos, mapas, gravuras, pinturas, literatura, fotos, relatos, etc.


Importa que a organização dos conteúdos tenha por finalidade produzir constante conhecimento histórico e não transmiti-lo de forma acabada.





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