| Página Principal : História 
 
 A Reforma Protestante e a Contra-Reforma católica
 
 
 Publicidade
 
 
 
 
  A Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica
 
 
 
 
 A Igreja católica romana no século XVI encontrou muitas idéias discordantes dos seus ensinos. O Renascimento tinha pensadores que não economizaram duras críticas ao procedimento do   clero. 
 As principais críticas era o despreparo intelectual, abuso de poder, imoralidade, isenção de pagamento de impostos, vendas ilícitas de coisas sagradas, perdão de pecados através de recebimento de dinheiro. 
 O clero não tinha em sua formação uma uniformidade, pois os de origem nobre ocupava o alto clero, tinha uma vida luxuosa, enquanto os de origem de famílias pobres, ocupava o baixo clero, tendo que para sobreviver, trabalhar também em tabernas ou casas de jogos. 
 Com o surgimento das universidades, o aumento das pessoas alfabetizadas, contribuiu-se para a divulgação das idéias humanistas na Europa, anunciando-se a necessidade de um novo modelo de  cristianismo. 
 Nessa época, por criticarem a Igreja católica de vender   indulgências, e de condenar a Igreja de luxo excessivo por parte do alto clero, e de pregarem a livre interpretação da Bíblia pelos cristãos, John Wyclif e Johan Huss, foram punidos com a morte na fogueira da Inquisição. 
 Os burgueses introduziram o novo modo de pensar, agir e trabalhar, contrariando o que o papa e o clero condenavam que era o lucro e a usura. A igreja punia quem discordasse. 
 Dentro do próprio clero, as diretrizes da Igreja foram questionadas, destacando-se Martinho Lutero. 
 No território pertencente ao Sacro Império Romano-Germânico, que hoje corresponde à Alemanha, iniciou-se o movimento conhecido como Reforma Protestante. 
 Martinho Lutero (1483-1546), era um monge agostiniano que dava aula de Teologia na Universidade de Wittenberg. Ele combatia a idéia da salvação pelas boas ações e pela compra de indulgências. Também questionava o que fazer para ter a salvação eterna. 
 Lutero ficou inconformado com a exploração da ignorância do povo, quando em 1517, o papa Leão X, ordenou que fosse negociada uma grande quantidade de indulgê 
 Veja mais em: História
 
 
 Artigos Relacionados- José -  A Verdadeira  HistÓria Do Pai De Jesus Cristo Na Terra
 - Literatura Infantil
 - Páginas Para Pensar
 - Esboço Biblico - Chamados Para Perseverar
 - Dinâmicas  Para Momentos De Encontros
 - Resumo: Modelo De Dedicatória
 - A Expansão Marítima Européia
 
 
 
 |