PUBLICIDADE

Página Principal : História


A Reforma Protestante e a Contra-Reforma católica




A Reforma Protestante e a Contra-Reforma Católica



A Igreja católica romana no século XVI encontrou muitas idéias discordantes dos seus ensinos. O Renascimento tinha pensadores que não economizaram duras críticas ao procedimento do clero.


As principais críticas era o despreparo intelectual, abuso de poder, imoralidade, isenção de pagamento de impostos, vendas ilícitas de coisas sagradas, perdão de pecados através de recebimento de dinheiro.


O clero não tinha em sua formação uma uniformidade, pois os de origem nobre ocupava o alto clero, tinha uma vida luxuosa, enquanto os de origem de famílias pobres, ocupava o baixo clero, tendo que para sobreviver, trabalhar também em tabernas ou casas de jogos.


Com o surgimento das universidades, o aumento das pessoas alfabetizadas, contribuiu-se para a divulgação das idéias humanistas na Europa, anunciando-se a necessidade de um novo modelo de cristianismo.


Nessa época, por criticarem a Igreja católica de vender indulgências, e de condenar a Igreja de luxo excessivo por parte do alto clero, e de pregarem a livre interpretação da Bíblia pelos cristãos, John Wyclif e Johan Huss, foram punidos com a morte na fogueira da Inquisição.


Os burgueses introduziram o novo modo de pensar, agir e trabalhar, contrariando o que o papa e o clero condenavam que era o lucro e a usura. A igreja punia quem discordasse.


Dentro do próprio clero, as diretrizes da Igreja foram questionadas, destacando-se Martinho Lutero.


No território pertencente ao Sacro Império Romano-Germânico, que hoje corresponde à Alemanha, iniciou-se o movimento conhecido como Reforma Protestante.


Martinho Lutero (1483-1546), era um monge agostiniano que dava aula de Teologia na Universidade de Wittenberg. Ele combatia a idéia da salvação pelas boas ações e pela compra de indulgências. Também questionava o que fazer para ter a salvação eterna.


Lutero ficou inconformado com a exploração da ignorância do povo, quando em 1517, o papa Leão X, ordenou que fosse negociada uma grande quantidade de indulgê



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- José - A Verdadeira HistÓria Do Pai De Jesus Cristo Na Terra
- Literatura Infantil
- Páginas Para Pensar
- Esboço Biblico - Chamados Para Perseverar
- Dinâmicas Para Momentos De Encontros
- Resumo: Modelo De Dedicatória
- A Expansão Marítima Européia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online