PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Os DESAFIOS DO EDUCADOR CONTEMPORÂNEO



Atualmente, a nossa sociedade está em expansão e em ritmo acelerado, e cabe ao educador contemporâneo o enfrentamento de desafios que vão desde seu desenvolvimento pessoal, passando pelo contexto organizacional em que está inserido até a esfera de sua influência social.

O primeiro desafio implica em ele se colocar na posição de eterno aprendiz que busca uma formação profissional contínua, atualização e/ou especialização em sua área que o torne capaz de desenvolver um plano de desenvolvimento pessoal onde ele próprio será o gestor do seu processo de aprendizagem. Tal postura traz reflexos de grande impacto na sua prática pedagógica beneficiando não só sua competência para lecionar como também o aspecto relacional com seus alunos.

O desafio da formação contínua do educador é gerir o conhecimento adquirido ou a gestão do conhecimento. Há que se combater a cultura da "retenção do conhecimento", pois assim como o educador necessita de conhecimento disponível para o desempenho de sua profissão ele deve ser responsável em disponibilizar o conhecimento produzido pelas suas pesquisas, experiências e estudos para outros, começando no seu contexto organizacional.

A parceria com a família é um poderoso aliado para o sucesso do aprendizado do aluno assim como para a qualidade da escola. O desafio aí é desenvolver essa parceria de forma construtiva, estabelecendo espaços apropriados para a participação responsável dos pais, de acordo com suas possibilidades e habilidades.

Para combater a violência nas escolas é necessário entender as transformações psicológicas que ocorrem no ser humano, na família, na cultura, sociedade e economia. O educador precisa desenvolver a habilidade de ajudar esses alunos violentos a trabalhar os limites, de modo a implantar uma cultura de paz no embiente escolar.

O educador também deve desenvolver o processo de ensino-aprendizagem visando incorporar as novas tecnologias de forma equilibrada e inovadora na sala de aula. Isso requer amplo conhecimento dos recursos que estão disponíveis no mercado e seu alinhamento com a metodologia adotada pela escola e com o público alvo.

O trabalho colaborativo de equipe gera resultados satisfatórios, portanto o educador gestor deve buscar estruturar uma equipe de alto desempenho, estabelecendo um alvo para o desenvolvimento do trabalho educacional. Nessa equipe deve haver unidade entre as pessoas, um sistema efetivo de comunicação e a motivação correta se trabalhar, sem pensar no no resultado individual, mas sim no resultado do todo. Para isto o gestor educacional deve mostrar ao educador onde as suas competências individuais poderão ser aproveitadas dentro da equipe.

A habilidade para trabalhar em equipe é um requerimento para qualquer profissional da atualidade.

O atual momento econômico requer do educador gestor uma postura equilibrada entre o esforço de permanecer na filosofia educacional idealizada pela escola e a habilidade de encontrar formas alternativas e criativas de sobrevivência empresarial. Isto requer uma postura ética que não comprometa a qualidade da educação oferecida em detrimento da ganância pelo lucro. Há que se manter a credibilidade na forma como a escola educa.

Afinal, que tipo de geração queremos formar? Cidadãos competentes, éticos, solidários, comprometidos com a transformação de uma sociedade mais justa? O educador não pode esquecer que ele é um referencial tanto positivo, quanto negativo para seus educandos. Portanto, ele deve ser coerente, verdadeiro, inspirativo, construtivo, pois a marca de seu caráter é que falará mais alto na vida de seus educandos que buscam um referencial positivo que lhe mostre um caminho confiável.

O desafio de preparar uma geração para a vida , requer do educador não só o conhecimento da realidade em que ele está inserido assim como a sua participação no enfrentamento dos problemas sociais de sua comunidade. A partir daí ele te



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- O Papel Dos Educadores
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- A Prática Da Docência No Ensino De Adultos
- Os Conhecimentos São Adquiridos Fora Da Escola
- Os Sete Saberes Necessários À Educação Do Futuro
- O Caminho é A Inclusão Nas Escolas
- A Afetividade Na Escola

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online