PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


O professor e o ensino: Ninguém ensina ninguém? (1)


Publicidade



O maior problema que assola a docência é a atitude de aversão ao conhecimento teórico. Na atualidade grande parte dos docentes valoriza por demais a dimensão prática de seu trabalho, ligada a uma suposta qualidde no que se refere à transmiossão dos conhecimentos e ao domínio das dinâmicas das turmas, esquecendo-se, porém que dominar a turma ou dar boas aulas, ainda que sejam excelentes meios não são ops fins a que se destina a sua função (que não é outra senão a de ensinar aos seus alunos). Nesse sentido, ao contrário do que dizia Paulo Freire em sua célebre citação "ninguém ensina ninguém", a docência é uma atividade pautada nos atos de ensinar e aprender e somente é possível que algo seja ensinado caso quem vai ensinar detenha tal conhecimento. Contrariamente a isso acabamos por ver uma realidade na qual os professores muitas vezes acabam por produzir "ficções de conhecimentos", concretizadas em aulas sem conteúdo teórico que condiga com a tal aula. Ora, isto se dá por algumas razões, as quais procuro enumerar abaixo:

1) Por uma atitude de desprezo frente ao conhecimento clássico;

2) Pela crença de que a "arte de ensinar" não se prende de forma alguma ao conteúdo dop que será ensinado;

3) Pelo círculo vicioso: desinteresse da turma-pouca motivação do docente em se qualificar-desinteresse da turma devido a aulas empobrecidas toricamente.

Defendo, como uma alternativa a isto, a retomada da noção de professor como a de alguém que não somente maneja conhecimentos teóricos (científicos, literários e/ou filosóficos) de forma a, neste manejo, levar os alunos a se apropriarem do mesmo. Sair deste padrão e pensar na docência como mero exercício de técnicas de dinâmica de grupo é equiparar o professor ao animador de auditório, com a difereça de que não pesa sobre os ombros do animador de auditório a tarefa de ensinar a sua platéia, e, muito menos a sua platéia o vê ocmo referência maior na apreensão de um dado conhecimento.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Pedagogia Da Autonomia
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo
- Escola Da Vida (school Of Life)
- Os Princípios Básicos Do Ensino. In: Didática
- A Prática Da Docência No Ensino De Adultos
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Max Weber - Resenha


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online