PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Os DESAFIOS DO EDUCADOR PARA IMPACTAR A CULTURA E A SOCIEDADE



OS DESAFIOS DO EDUCADOR PARA IMPACTAR A CULTURA E A SOCIEDADE

"Desejo compartilhar alguns textos bíblicos e alguns dados da nossa realidade que significam desafios, mas que representam também oportunidades."

Eis o 1º desafio: Provérbios 24 - 11 e 12

?Livra os que estão sendo levados para a morte, salva os que cambaleiam, indo para serem mortos. Se disseres: não o soubemos, não perceberá aquele que pesa os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? E não pagará Ele ao homem segundo as suas obras??.

O início do ministério de Jesus como "ensinador": Mateus 9 - 35 a 38

?Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando, pregando e curando. Vendo as multidões, compadeceu-se delas porque eram como ovelhas que não tem pastor. E então, se dirigiu aos seus discípulos: A seara na verdade é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois ao Senhor da seara, que mande trabalhadores para sua seara."

Podemos notar três aspectos nesse texto:

1º - Jesus se preocupa em ensinar a todos do povoado, sem distinção. Contextualizando, podemos dizer que ele ia à periferia, a todos os bairros e todos os morros e todas as favelas, ensinado, pregando e curando.

2º - Jesus tem compaixão por aqueles que estão desamparados, sem pastor.

3º - E, finalmente, Jesus reconhece há muito trabalho a se fazer, e que não é uma tarefa a ser realizada por poucas pessoas, é necessário que orem por ajuda, por pessoas que também se compadeçam pelos sem rumo e sem pastor.

O capítulo 61 de Isaías é fundamental para a compreensão do que entendo como grandes desafios para o educador cristão que deseja causar impacto em sua geração. Então destacaremos alguns versos:

?O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e por sobre os que em Sião estão de luto, uma coroa em vez de cinza, óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado, A FIM DE QUE SE CHAMEM CARVALHOS DE JUSTICA, PLANTADOS PELO SENHOR, PARA A SUA GLÓRIA.

O Senhor, nesse trecho, mostra o quanto serão exaltados aqueles que pereciam doentes, cativos e tristes.E como esses se levantarão fortes e preparados para edificar e restaurar novas cidades.

Esse mesmo Espírito está sobre a sua igreja e sobre educadorespara realizarem a obra educacional saradora e edificadora para aqueles que não tem pastor, nem família, nem sustento e que não tem como pagar uma boa escola.

É necessário que a educação cristã atual tenha como objetivos a educação universal e sacerdócio universal.

Martinho Lutero disse:

?Deus não quer que os príncipes, soberanos e a nobreza por nascimento governem e sejam donos sozinhos, quer que também seus mendigos participem. Do contrário, vão pensar que somente o nascimento nobre faz senhores e governantes e não Deus somente. No fim serão os filhos de gente humilde que governarão o mundo, pois os ricos e avarentos não podem nem querem fazê-lo?. E ainda ?Para cada moeda empregada na construção ou defesa da cidade, é necessário que se empreguem outras cem moedas para que sejam gastas na educação, ainda que seja de uma única criança?. ?O pior pecado que se pode cometer é negligenciar a educação de uma criança?. Se considerarmos que o analfabetismo chega a ser 20 vezes maior entre os mais pobres; que a erradicação do analfabetismo exigiria cerca de 200 mil alfabetizadores, que a educação cristã reformada deveria ter como objetivos fundamentais preparar as crianças para a leitura da Bíblia, adestrá-las para o exercício da cidadania e do governo civil e não descuidar da educação das crianças mais po



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Porque As Pessoas Se Suicidam? Falta Jesus Em Seu Coração.
- Jesus Se Casou?
- A ImportÂncia Da Humildade
- Jesus é Deus
- Família - O Eterno Propósito De Deus 2
- Críticas De Um Apologista - Episódio 1 - Infalibilidade Pastoral
- Após A Morte Vc Sabe O Que Lhe Espera?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online