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 Temas das provas do ENEM de 1998 a 2008
 
 
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  Abaixo estão apresentados todos os  temas de redação do ENEM de 1998 a 2008.
 
 1998 ? VIVER E APRENDER  
 O texto dissertativo pressupunha uma avaliação da necessidade de se aprender com todas as situações impostas pela vida. 
 1999 ? CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 
 A dissertação em questão exigia soluções para os problemas sociais emergentes na ótica dos jovens que tem o poder de transformar e agir de forma consciente. 
 2000 ? DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL? 
 O texto em questão favorece o texto argumentativo, pois possibilita ao participante abordagens como: controle da natalidade e planejamento familiar, assistência à maternidade, educação básica de qualidade, exploração do menor, prostituição infantil, dentre outros que levam a um debate crítico em respeito ao artigo 227 da Constituição.  
 2001 ? DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: COMO CONCILIAR OS INTERESSES EM CONFLITO? 
 Nos argumentos, deveriam aparecer críticas coerentes em relação à destruição das florestas e as questões sobre poluição e aquecimento global.
 Na conclusão, soluções viáveis para mantermos o equilíbrio do nosso planeta.
 
 2002 ? O DIREITO DE VOTAR: COMO FAZER DESSA CONQUISTA UM MEIO PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DE QUE O BRASIL NECESSITA? 
 Assuntos como o poder de voto, a necessidade da democracia, o exercício da cidadania e a concretização política seriam viáveis no desenvolvimento. 
 2003 ? A VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COMO MUDAR AS REGRAS DESSE JOGO? 
 Trabalhar a exemplificação e a análise de causas e conseqüências seria uma alternativa. 
 2004 ? COMO GARANTIR A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E EVITAR ABUSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO? 
 Na argumentação, o participante poderia abrir uma discussão entre informação com responsabilidade e abusos da imprensa com programas sensacionalistas. 
 2005 ? O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA 
 Levantamento de causas e conseqüências seria uma boa técnica de organização e estruturação de conteúdo a ser desenvolvido. 
 2006 ? O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA 
 Na argumentação, após uma análise dos textos motivadores apresentados junto à proposta, o participante poderia ressaltar a transformação cultural do homem na medida em que adquiri conhecimento através da leitura. 
 2007 ? O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA 
 No desenvolvimento, poderiam aparecer exemplos históricos para justificar a tese de que o respeito à diversidade cultural, social, econômica, faz-se necessário para uma conduta ética no relacionamento humano. 
 2008 ? FOI SOLICITADO AO PARTICIPANTE QUE SEJA ESCOLHIDO ENTRE TRÊS AÇOES: 
 1  suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável madeiras de florestas nativas; 
 2  efetuar pagamento a proprietários de terra para que deixem de desmatar a floresta, utilizando recursos financeiros internacionais; 
 3  aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados. 
 
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