PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Liubliana _ Capital Eslovena



Situada no centro da Europa, Liubliana, a capital eslovena, revela-se uma adorável e antiqüíssima metrópole ancorada entre os Alpes e o mar Adriático, onde diferentes culturas viveram, lutaram e, sobretudo, se misturaram, desde tempos milenares.

  É uma cidade que inspira tranqüilidade, sossego e transparece a sua diversidade cultural na sua gastronomia, música e arquitetura.

 A antiga Emona, nome dado após a conquista da vila pelo Império Romano, começou a ser construída no ano 15 d.C.,  de origem diversa, sobretudo, celta. Segundo conta uma lenda, Laibach (o nome alemão da cidade), no ano de 1144, era dominada por um terrível dragão que costumava atirar fogo para aterrorizar seus habitantes a partir de uma das torres do castelo. Depois de muito tempo de solidão e destruição, o dragão apaixonou-se por uma doce fêmea e deles teria nascido o primeiro dragão artista do mundo, um menino que não fez as vontades do pai.

 Custodiada por um antigo Castelo e instalada num imenso vale rasgado pelo rio Liublianica, que hoje se encontra unido por diversas pontes. O rio Lublianica marca e divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo, do outro a parte comercial e política da cidade. No centro, a praça do poeta nacional, France Pre?eren (1800-1849), na qual se encontram a igreja principal (dedicada à Ordem Franciscana).

 Na pequena Liubliana , o Mercado é o centro econômico desde a época romana.

 O Castelo, que foi habitado, entre outros, por Frederico 3º de Hamburgo e visitado por Carlos 5º (a Eslovênia pertenceu ao Império Austro-Húngaro), foi construído no século 12, mas as suas origens remontam à velha Emona.

ninamar

[email protected]



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Os Habsburgos
- Os Castelos Do Loire
- A Europa Medieval _ Parte I
- Só As Armas Calaram A Dragão
- A Cultura Asteca
- Idade Média
- A Europa Medieval _parte Ii

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online