PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


As novelas e a educação dos nossos futuros educadores



Já se teve a idéia de que a realidade está para a ficção. As literaturas de cunho mitológico comuns no antigo Egito é um exemplo disso. Acreditava-se que existia vida após a morte, e que os bens materiais usufruídos enquanto a pessoa era viva ainda poderiam ser benéficos após o falecimento desta. Também, na mitologia grega, atribuía-se as catástrofes humanas aos deuses do Olímpio. E sabemos que cada estória traz uma conseqüência para quem é influenciado por elas.

Mas o que mais chama atenção nos dias de hoje é justamente as novelas que são transmitidas pela televisão. Ao contrário do que se pensa, no começo da criação desse gênero não era bem assim o seu conceito e a sua prática. A novela é, na verdade, ?uma forma intermediária entre o conto e o romance, caracterizada, em geral, por uma narrativa de extensão média na qual toda a ação acompanha a trajetória de um único personagem?, diferente do romance, que aprensenta várias tramas e linhas narrativas (ou fios condutores de ações).

Originalmente, a novela foi criada para justamente mostrar a realidade de uma determina sociedade, assim como faz o romance. Escrita em folhetins, posteriormente, em especial no século XX, transformara-se em telenovelas, mais difundida nos dias atuais pelo meio midiático. Seja como for, o que queremos, na verdade, ressaltar é que esse meio tem sido usado como forma de transmitir à sociedade conceitos que vem distorcendo alguns valores com relação à formação da criança/adolescente enquanto cidadão formador de opiniões.

A Wikipédia, em sua página de telenovelas, (subtítulo telenovela brasileira), diz o seguinte: ?As telenovelas brasileiras, em especial as da Rede Globo, tem enredos, no geral, com temas muito semelhantes se comparadas. Na maioria das vezes, misturam drama, romance e violência de uma forma bem peculiar, com o objetivo de ter como público alvo adulto feminino. De tarde, as telenovelas brasileiras abordam um tema mais light, com histórias focadas em romance e aventura. Ao anoitecer, envolvem temas mais radicais, misturando o romance já existente com dramatizações e leves cenas de violência. As histórias freqüentemente começam com tramas leves e pouco complicados, e apenas com o passar da história os mistérios se desenrolam pouco a pouco, tornando o enredo forte e complexo. Um exemplo disso é o sucesso "A Favorita"', ou a famosa e antiga telenovela da Rede Globo "O clone".




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online