PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Sites «como poupar energia»



Proteger o Ambiente, deveria ser a nossa prioridade! Aqui ficam os conselhos para quem quer poupar e proteger o planeta:

1º Desliga as luzes - por mais rápido que sejas, ao fim do mês, para além de pagares mais, desperdiças energia e ela não se renova infinitamente. Mesmo que utilizes as ditas «lâmpadas de baixo consumo» apaga-as e não caias nessa de «depois demoram tempo a aquecer e gasta mais!» é mentira, não vás levado/a nessa treta! A melhor comparação que se pode fazer somos nós mesmos: não pagamos a conta no final do mês, mas sentimo-nos cansados ao fim do dia. Durante o dia, se a luz natural existe e é eficaz então é de aproveitar.

2º Desliga as torneiras, Poupa água. Por mais água que exista apenas uma pequena parte dos 2% de água doce é utilizado por nós, humanos. Já pensaste que um dia a água poderá vir a ser vais cara, rara e valiosa que o ouro ou o diamante? Pois é, lembra-te que a água é um bem essencial e necessário à nossa vida.

Cozinhar, sim, mas com a tampa! Vocês se calhar não repararam que cozinhar com a panela destapada gasta mais energia? Não se esqueçam. Já agora, deixem de lado a ideia de que panelas com fundo térmico precisam de mais gás? Levam tempo a aquecer mas conseguem cozinhar bem com pouco gás. Depois ficam com o fundo todo preto e custa a esfregar até brilhar!

4º Regar uma vez ao dia é suficiente ? regar as queridas plantinhas, que bem merecem, mas uma vez chega e, de preferência nas horas de menos calor! «Sim mãe, já reguei a tua plantinha! E até fiz bem ao Ambiente!!!» E só por essa boa acção ela já vos deixa chegar a casa à meia-noite, ou dá-vos uma pen drive no Natal «Esta prenda é pelas tuas boas acções! Mãe».

5º Fazer a limpeza à arca frigorífica ? retirar o excesso de gelo do congelador ou da arca é uma acção bem-vinda, com certeza! Para além do desperdício que fazem, os congeladores ou arcas com excesso de gelo trabalham mais lentamente e pior. Está provado cientificamente nas contas que a mamã recebeu na semana passada. Menos uns euros a pagar, ao fim de uns meses já dá para comprar um telemóvel de 3ª geração ou a máquina de barbear que o pai pediu.

6º Limpar a loiça resulta num montão de panos húmidos. De certeza que o aquecimento está ligado e os radiadores também são úteis para secar as toalhas e os panos de limpar a loiça. Ainda por cima, são quentinhos ao toque. Só faltava o cheiro a pão acabadinho de sair do forno... Comia-os já!

7º Máquinas de?, de? e de? Não interessa de que é que são, interessa sim que só se põe a trabalhar quando cheias, afinal, se ?tão a trabalhar não faz mal meter para lá mais algumas peças? Agora, cuidado com o que lá metes, não vás tu meter lá dentro a pirosa da tua irmã!

Bibliografia: 

http://www.futurenergia.org/ww/pt/pub/futurenergia/activity/save_energy.htm

http://www.energaia.pt/escolas/docs/bro_poupe.pdf (pdf)



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Regras De Convivência Dentro De Casa!
- Ainda Se Ve Cristo No Natal?
- Energia Em Perspectiva
- Feng Shui
- Talismã Para Ter Sorte C/mulheres
- Até Um Dia Desses Eu Estava Comentando Com Um Brother
- Morar Sozinho: Ter Liberade Custa Caro

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online