PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Sites «como poupar energia»



Proteger o Ambiente, deveria ser a nossa prioridade! Aqui ficam os conselhos para quem quer poupar e proteger o planeta:


8º Ecopontos? Devo ter lá um à porta mas não tenho a certeza? Para lém de permitir a reciclagem, mais tarde, também fazem exercício e tal. É só querer e arranjar tempo para isso, afinal não levam toneladas às costas logo não há perigo de ficar acamado para o resto da vida!

9º Presentes de Natal com tema jornal. Todos sabemos que nesta época vai para o lixo montanhas de papel de embrulho completamente estragado, amassado e rasgado. Porém, se assim é, talvez seria melhor dar uso aqueles jornais que estão lá num canto, num monte. Sim, utilizar jornal para embrulhos. Até se pode usar 2 folhas e até será engraçado e original. Ninguém me dá ouvidos mas qualquer dia ainda temos aí à porta uma greve dos jornais, mas sem o Mário Nogueira como página de apresentação, claro.

10º Objectos em stand-By? Nem a brincar? stand-by é muito útil para nós mas já o planeta não diz o mesmo? Este modo faz-nos gastar menos energia mas faz gastar por isso, antes de fechar olho, toca a levantar e desligar logo a televisão para evitar: 1º que fique ligada até de manhã porque adormeci 2º aquelas luzes vermelhas que não me deixam dormir 3º a preguiça porque o hábito transforma-nos e um bom hábito é sempre saudável.

11º Electrodomésticos novos? E a categoria C ou B? Estás «out» este ano. Se já existe A++ e ainda te atreves a soletrar-me «C»? Estás fora de moda e deverias estar já no lixo a cantar? A++ obviamente é mais eficiente, talvez mais caro mas mais poupado nos gastos de energia e verás que daqui a algum tempo o A++ já é antigo para a época.

12º Dias frios = poupar + ainda ? Para quê ter o radiador a temperatura de verão quando pode baixar os graus e vestir mais uma camisola ou dormir com 1 cobertor suplementar e meias? Não se esqueça também de manter a casa o mais possível fechada e apenas abrir 5 minutos de manhã para arejar as divisões. Não interessa sentir calor, mas sim, sentir conforto térmico, e este diz respeito a uma temperatura amena e não superior!

13º O meu amigo frigorífico... sim, nosso amigo mas antes tomemos atenção ao seguinte: antes de o abrir, saber o que procuro e fechá-lo imediatamente após o seu uso, não guardar alimentos quentes (deixá-los arrefecer previamente é o melhor!), não encher muito o frigorífico (aumenta o consumo de energia) e não esquecer que a temperatura deste é importante logo deve manter-se a mais adequada.

14º Imprimindo isto e aquilo, e mais 25 folhas. Não é obrigatório recorrer aos tinteiros económicos porque a verdade é que dão alguns problemas mas podemos pôr um «ok» na opção «imprimir rascunho/impressão económica». Procurem lá nas opções ou nas definições e encontram. Para quem quer imprimir um trabalho talvez seja melhor não, mas para quem quer imprimir porque precisa de estudar (sim, como no meu caso!) não há melhor e percebe-se perfeitamente! Gasta é menos tinta, o que é bom!

15º Lar, doce lar. Sim, tivesse pensado nisso antes de a construir? Muitas vezes não pensamos que o mau isolamento da casa aumenta a perda de calor, ou a janela de má qualidade. Talvez tivesse pensado nisso antes, mas ainda vai a tempo de salvar Tróia! Renovar os defeitos da casa até pode resultar, ou então não. O melhor mesmo é perguntar a quem sabe, e andar por aí a informar-se sobre o assunto.

Existem muitos mais pontos a acrescentar se bem que isto é limitado e tenho que escolher bem o que quero dizer. Mas vocês sabem? Não fica nada mal novas sugestões, mesmo se vossas. Interessa é proteger o nosso planet!

Bibliografia:

http://www.futurenergia.org/ww/pt/pub/futurenergia/activity/save_energy.htm

http://www.energaia.pt/escolas/docs/bro_poupe.pdf (pdf)


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Regras De Convivência Dentro De Casa!
- Divirta-se E Aprenda!
- Medo De Ter Medo
- A Verdade Sobre O Aquecimento Global
- Http://www.christiananswers. Net/portuguese/q-eden/big-ba Ng-p.html
- Até Um Dia Desses Eu Estava Comentando Com Um Brother
- O Estado De Ser Do Ser

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online