PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Vigostsky educação infantil



A partir da idéia de Vigostsky que a criança não é um adulto em miniatura e sua forma de pensar é bem diferente e que as relações sociais determinam o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, será abordado, uma situação comportamental em sala de aula.

A situação a seguir, trata-se de um aluno do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola publica. O aluno em questão demonstrava dificuldades em respeitar regras e seu comportamento era agressivo.

Segundo as concepções de Vygostsky, a professora procurou intervir, de forma que os referidos alunos, juntamente com os demais coleginhas, produzissem um novo quadro de regras de convivência.

A partir desta situação foi possível observar, que para o aluno sitado suas agressões verbais e corporais fora da escola, eram situações normais. Porem, a partir da construção coletiva das novas regras o aluno passou demonstrar respeito por cada item do cartaz, demonstrando mudanças em seu comportamento e cobrando dos colegas o cumprimento do mesmo.

Segundo Vygostsky, a situação descrita só foi possível, pelo fato de que algumas das categorias de função mentais superiores (atenção voluntária, memória lógica, pensamento verbal e conceitual, emoções complexas etc.) não poderiam surgir e se construir sem a contribuição da interação social.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula
- Ensino-aprendizagem Segundo Celestin Freinet
- Dificuldades De Aprendizagem
- Leitura: Paradigmas De Uma Boa Alfabetização
- Analisando O Aluno -ii (professores Preocupados?)
- A Importância Do Enfoque Histórico Cultural Na Elaboração De Aulas De Ciências
- Paulo Freire O Mentor Da Educação Para A Consciência

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online