PUBLICIDADE

Página Principal : História


Ouro e Moeda na História (1450-1920)



CAPÍTULO VII - Descobrimentos espanhóis e ouro da Ilhas


A descoberta da América e a figura de Colombo não foram um acidente histórico. Deve ser enquadrada no processo por que passa a economia ocidental ávida de ouro e especiarias. Haviam já antes do descobrimento, as pré-condições para tal: consciência de uma economia pré-escravagista e de uma necessidade de comunicação com os nativos, além de uma procura por mão-de-obra, ouro e mecanismos de proteção aos negócios. Colombo desponta como um navegador de experiência comprovada no Mediterrâneo e nas rotas para o Orienta, além de assuntos de caráter empresarial.


A Espanha se lança às expansões marítimas não por espirito aventureiro, suas pretensões são reais e bastante fundamentadas. Os riscos, acreditam, serão compensados pelas possibilidades igualmente proporcionais. Colombo procura na América o ouro, no entanto, esse aspecto deve ser entendido sob o olhar do momento, ou seja, o valor do metal perpassado por um aspecto temporal e espiritual simultaneamente. O que marcou essa época? O caráter missionário da descoberta, da obtenção de riquezas, ouro e outros produtos, além do aspecto de troca comercial, que todavia não se excluem, pelo contrário, um objetivo vai de encontro ao outro.


Quando o ouro é encontrado, esse discurso missionário é quase superado, segue-se a conquista, a exploração e a colonização. De 1491 a 1525, dá-se que P. Chaunu chama de ?ciclo do ouro?. É um período curto, baseado na coleta de ouro de aluvião e também no botim. É um momento em que a mão-de-obra é super-explorada na produção do ouro, desarticulando-se com isto o trabalho na agricultura. As perdas de vidas são drásticas.


O ouro até 1530 é parte significativa das exportações da América. A partir desse ano, o volume de prata começa a superar o de ouro, não superando, porém, em termos de valor, pelo contrário, o grande afluxo de prata faz com que o ouro valha mais nos mercados europeus.





Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Ouro E Moeda Na História (1450-1920)
- Ouro E Moeda Na História (1450-1920)
- Ouro E Moeda Na História (1450-1920)
- Para Ganhar Dinheiro
- Quem Ficou Com O Nosso Ouro?
- Ouro De Aluvião
- Onde Foi Parar O Ouro Brasileiro?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online