PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Evolução da Educação e do Ensino



A evolução da Educação e do ensino evoluiu com muitas interrupções, com facilidade de serem observadas, como um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos. A História da Educação brasileira começa no período colonial, quando são iniciadas as primeiras relações entre Estado e Educação, por meio dos jesuítas, liderado pelo padre Manuel de Nóbrega. Com as reformas pombalinas, passou a ser instituído o ensino público, devido à expulsão dos jesuítas, e os conteúdos passaram a basear-se nas Cartas Régias.

     No Brasil colonial a família latifundiária e escravista, formadora da elite brasileira, cuidava da educação elementar de seus membros, cabendo à escola a formação necessária para a sedimentação da visão do colonizador. Os encarregados desta educação eram os jesuítas, e, portanto, a doutrina cristã era um meio de justificar e manter esta situação política e econômica. Durante o período do Império pouca coisa irá mudar neste sentido.

     Durante o século XIX, políticos e reformadores sociais conseguiram implantar a concepção de escola, tal como a conhece hoje, apresentando a idéia de que a comunidade local, a família e a igreja eram obstáculos para o que concebiam como progresso político e social.

     Ocorreram muitas mudanças até chegar à pedagogia que temos hoje. O planejamento educacional tem se modificado muito, mais a educação continua a possuir as mesmas características. A Educação Brasileira foi notável em cada período, e teve características próprias, no progresso da nação, relacionado ao avanço científico-tecnológico, e no aspecto da construção do discurso pedagógico.  

     Na Modernidade nos deparamos com a ascensão de uma nova classe social e o estabelecimento de um novo modelo econômico ? o capitalismo --, que norteiam os novos rumos da sociedade ocidental. A concepção burguesa e o mundo capitalista irão acirrar as disputas e as desigualdades entre as classes sociais e o ensino cada vez mais será um divisor de águas.

     A escola que conhecemos hoje foi colocada em prática por ideais responsáveis pelo modelo de cidadania divulgada no século XIX, adotados na sociedade brasileira a partir do regime republicano.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Educação: Novas Atribuições
- O Manifesto Dos Pioneiros Da Escola Nova De 1932: Principais Propostas
- Processo Educacional
- Educação Escolar Ou Educação Formal
- O Papel Da Cultura Na Educação Brasileira
- Anísio Teixeira E A Idéia De Escola Progressiva
- A History Of The Problems Of Education

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online