PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


O Projeto Político-Pedagógico



O Projeto Político-Pedagógico


Do livro "Temas para um Projeto Político-Pedagógico

Gandin, Danilo. Temas para um Projeto Político-Pedagógico/Danilo Gandin, Luís Armando Gandin. - Petrópolis, RJ : Vozes, 1999.

O livro apresenta uma reflexão indispensável sobre a realidade da educação pública brasileira. Gandin deixa claro que a educação de qualidade, aquela responsável pela emancipação social, é resultado de um agir coletivo. O Brasil no entanto é apresentado como um país sem direção, sem um projeto de nação. Para o autor a falta de um Projeto de Nação com metas possíveis de serem atingidas a curto, médio e a logo prazo, os sitemas de ensino ficam também sem norte.

Concordamos com o autor, visto que em nosso país os projetos de educação estão intimamente ligados a ideáis partidários, os mais diversos. Os projetos não atingem a maturidade, porque quando um novo governante assume o poder traz consigo seus ideais e assim desfaz o que seu antecessor havia projetado, porque também era apenas ideal do partido político do antecessor.

Com base no comentário acima, se faz necessário que nos mobilizemos em prol de um projeto único de educação para o povo brasileiro. Sabemos que nossa nação está muito mal educada. A corrupção deslavada apresentada na dinâmica de uma novela que ocorre no seio dos três poderes referendam nossa tese. É preciso educarmos urgentemente o Brasil sob pena de continuarmos sendo massacrados pela violência causada pela má distribuição de renda. A libertação do nosso povo somente poderá surgir como efeito de uma educação que privilegie os valores humanos e o temor a Deus.

Compreendemos que uma sociedade sem direção no campo da educação somente terá seus problemas maximizados paulatinamente. Sejamos honestos, essa é a cara de nosso país.

Gandin não nos apresenta o Projeto Político-Pedagógico como, aquele que vai produzir a emanciapação, visto que a emancipação social não é resultado de projetos isolados. A emancipação surgirá quando nós educadores compreendermos o poder que temos para a formação de uma geração comprometida com uma nação saudável, um povo de valores humanos, que respeita a propriedade alheia. Enquanto ficarmos reclamando dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, como quem não conhece a história da educação brasileira, não transformaremos nada. A emancipação do Brasil é resultado da nossa emancipação, mas não daquela "emancipação" cooptada, quando o "educador" nascido em família de baixa renda, ao tornar-se Dr. abandona a luta por uma sociedade melhor rendendo-se a corrupção, um morto de fome que demonstra nunca ter visto dinheiro e assim se esbanja de bens ilícitos.

O Brasil clama por homens que não se rendam a avareza, homens tementes a Deus. Seja um homem assim, o Brasil está precisando de você, estude, prepare-se a tua hora de governar está próxima.







Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Resumo: A Gestão Da Educação Pública E Seus Desafios
- Regovernar Com O Pesb
- Dados Do Projeto Educando Para A Paz
- Parâmetros Para Uma Educação Ambiental Eficaz - Ii
- A Avaliação Educacional
- Educação: Novas Atribuições
- Perspectivas Para Reflexão Em Torno Do Projeto Político-pedagógico. In: Escola: Espaço Do Projeto Po

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online