PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


www.hottpos.com; pt.wikipédia.org/wiki/pobrez a; melhorepossível.blogsp



LUTANDO CONTRA A POBREZA

http://www.hottopos.com/rih6/elian.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pobreza#Causas_da_pobreza

http://melhorepossivel.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

Resumo de Sonia Mattos

Segundo a Wikipédia, a pobreza não resulta de uma única causa, mas de um conjunto de fatores: políticos, sócio-econômicos, culturais, de saúde, de insegurança, históricos ou naturais.

Objetivamente, a pobreza é a falta de recursos financeiros que custeiem moradia, educação, saúde, segurança, lazer, o acesso a novas tecnologias e desenvolvimento científico.

Não é necessário muito esforço para se reconhecer a miséria quando ela se apresenta nua e crua aos nossos olhos. Basta observar o que acontece na África Negra, onde estão os 20 países mais pobres do mundo, e perceber o olhar vazio, sem esperança da maior parte da população. Mas a pobreza, na maior parte do mundo, não é tão gritante assim.

Ela pode se apresentar camuflada, encoberta em possibilidades de subsistência, subempregos, moradias sem condições de higiene e segurança, falta de acesso ao conhecimento e à educação, à saúde, ao trabalho regular.

A pobreza nos choca por que agride aos sentidos ? visão, olfato, audição, tato, paladar. Mas, passada a primeira impressão, o ser humano, com sua enorme capacidade de seleção, acaba empurrando para debaixo do tapete aquilo que não quer ver. Ou acostuma-se com essa realidade que está aí, atribuindo-lhe um valor menor do que realmente tem e, com o passar do tempo, já não se impressiona tanto com ela e acaba por considerá-la um mal inevitável.

Não se pode olhar para uma favela dependurada num morro que pode deslizar com a próxima tempestade e rezar para que nada desabe. Não se pode ver uma criança sem acesso à sala de aula e acreditar que não tem jeito mesmo. Não se pode olhar para um jovem de arma em punho, ameaçando a vida de pessoas inocentes sem pensar que isso é consequência da falta de base familiar, econômica, social para a vida.

O mundo está carente de pessoas que observem o que acontece à sua volta e se disponham a fazer algo para mudar o rumo das coisas. Cada ser humano tem sua parcela de responsabilidade naquilo que acontece com seus semelhantes.

Emocionar-se com notícias de fome, desabrigo e miséria, e criticar o governo pelo que ele não faz é muito pouco.

Felizmente, existem pessoas no mundo que já tomaram essa consciência e estão agindo.

Jacqueline Novogratz é uma dessas pessoas. Ela é a fundadora e líder do Acumen Fund, uma organização sem fins lucrativos que atua numa lógica empresarial para combater a pobreza. Jacqueline defende que este combate exige a procura de soluções "de baixo para cima" em oposição à tradicional ajuda "de cima para baixo".

Ela faz pontes e desafia preconceitos ligando de uma maneira inventiva, prática e sensata, mercado e ajuda internacional, investimento e filantropia, capital e paciência (capital paciente) com a consciência de que "o mercado só por si não é capaz de resolver os problemas da pobreza", que uma educação e saúde acessíveis a todos são essenciais e que a "dignidade é mais importante para o espírito humano, que o bem estar material", afirmando como princípio supremo da sua ação a "capacidade de ouvir o outro".

O Acumen Fund é uma empresa de capital de risco sem fins lucrativos que aplica as métricas dos negócios à filantropia. Apóia empresas que tenham como objetivo possuir uma ?dupla bottom-line? que junte retorno financeiro a impacto social. Até agora, o Acumen já investiu 31 milhões de dólares em 21 negócios em África, Índia e Paquistão. O novo desafio de Novogratz é angariar 100 milhões de dólares e, para isso, conta com a ajuda dos mais conhecidos milionários amigos e ativistas da filantropia: Bill e Melinda Gates, através da sua poderosa Fundação.

Os enfoques baseados no mercado, que podem fornecer, de maneira sustentável, os bens e serviços depois que o dinheiro dos doadores tiver acabado, deve ser uma parte da solução para o problema da pobreza. No entanto, a construção de novos modelos que forneçam esses bens e serviços a preços acessíveis, tendo em vista os altos custos das transações, os sistemas de distribuição fracos, os clientes dispersos, as opções limitadas de financiamento e, muitas vezes, a corrupção, requer soluções imaginativas de negócios e parcerias apoiadas por investidores que queiram assumir riscos que os financiadores tradicionais não assumiriam.

O Acumen Fund está preparado para assumir esses riscos. Seu objetivo é transformar o paradigma do desenvolvimento de um enfoque top-down para um enfoque que reconheça o valor das pessoas de baixa renda como clientes que querem tomar decisões ativas para melhorar suas vidas.

O principal meio da Acumen Fund é o investimento em empresas (com ou sem fins lucrativos) nos setores de saúde, água, habitação e energia.

Também investem em conhecimento e talento, buscando construir, através de seu programa de Fellows, uma rede de pessoas dedicadas a servir aos pobres no mundo em desenvolvimento, que têm as capacitações profissionais, operacionais e de negócios para efetuar a mudança.

Avaliar investimentos sociais é difícil. Como podemos quantificar os benefícios sociais intangíveis como uma melhor saúde ou mais dignidade? Como podemos chegar a uma métrica padrão que meça o sucesso de um investimento social e permita que comparemos investimentos? Como podemos fazer isso de forma econômica? No final, a medida de sucesso será a existência de outras organizações e empreendedores replicando modelos para melhor servir ao mundo pobre e um aumento no fluxo de investimentos para enfoques de combate à pobreza baseados no mercado.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- O Investimento Em Portugal E O Investimento Português No Estrangeiro.
- Agenda 21 - Seção I - Dimensões Sociais E Econômicas
- Ha Mais Bicicletas Mas Nao Ha Desenvolvimeto
- Como Vencer A Pobreza E A Desigualdade?
- Pobreza E Desigualdade
- Mega Memória - Saúde, Pobreza E Nutrição
- A Cúpula Do Milênio

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online