PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Parâmetros Curriculares Nacionais-LÍNGUA PORTUGUESA-



Parâmetros Curriculares Nacionais

LÍNGUA PORTUGUESA

5º a 8º Série

O Educador deve desenvolver nos seus alunos a capacidade de argumentar para defender seu ponto de vista. Nesta faixa etária quanto mais os alunos contatar com textos provocativos, diferentes, mais ele encontrará respostas para suas questões imediatas. O professor precisa abrir espaço na sala de aula para que o aluno possa opinar ,defender seu ponto de vista, aprendendo e respeitando opiniões diferentes.O professor precisa fugir de exercícios mecânicos,valorizar menos a gramática normativa, utilizar o texto literário como aprendizado em si, e não como expediente para ensinar valores morais e gramaticais.

Sugestão: O professor pode levar seus alunos para o pátio da escola, fazer um círculo e promover um bate-papo entre alunos e professor. Um conversa informal. Pode-se falar da posse do novo prefeito à nova danceteria recém inaugurada. A partir daí todos irão anotar frases interessantes que ouviu e ao chegar à sala de aula irão escrever no quadro negro a frase e o professor juntamente com os alunos farão à correção de acordo com a norma culta caso for preciso.

Lingüística

Os educadores precisam aprender que o Português não é uma Língua difícil. É importante ressaltar que os nossos alunos refletem variações lingüísticas, dentre elas, faixa etária, origem regional, de gênero e socioeconômica. Portanto precisamos caminhar para a democratização do ensino. O professor deve usar a linguagem do aluno para mostrar a diferença e não o erro, isto na atitude corretiva.

Para treinar textos orais o professor pode explorar leitura dramática de um trecho de uma peça teatral. A partir de uma frase deste trecho, o educador pode fazer seus alunos treinar as falas em várias intensidades (nervosos, calmo, ansioso etc.).

Uma outra atividade interessante é promover dentro da sala de aula um debate político e usar uma câmera para gravar este evento. Depois o professor pode exibi-lo para a classe e a partir daí o próprio aluno perceberá suas deficiências sem que haja interferência do professor.

Toda criança já entra na escola com certa habilidade para linguagem oral. É dever do professor ampliar esta capacidade de usar a linguagem de forma competente,escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso.O professor precisar ensinar para seus alunos a importância do domínio da pausa, a construção de frases claras e concisas, elementos não-verbais, como gestos, expressão facial e postura corporal.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Técnicas De Avaliação Em Saula De Aula
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo
- Leitura: Paradigmas De Uma Boa Alfabetização
- A Afetividade Na Escola
- Perguntas E Respostas
- PolÍtica De FormaÇÃo De Leitores
- Analisando O Aluno -ii (professores Preocupados?)

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online