PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Avaliação. In: Planejamento, Execução e Avaliação no Ensino



  Luckesi (1995) faz uma abordagem sobre o processo de avaliação que, segundo ele, ?caracteriza-se como meio subsidiário do crescimento?.  Segundo o autor, ?a avaliação tem por função subsidiar a construção de resultados satisfatórios?.

O autor destaca que planejamento e avaliação estão a serviço da construção de resultados. São, dessa forma, indissociáveis como subsidiários do crescimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional.

No entanto, a idéia de avaliação sofreu um desvio. Em vez de ser entendida como um processo auxiliar no crescimento, a avaliação assumiu práticas de provas e exames; utilizada como recurso de autoridade, tornou-se meio para classificar, estimulando a competição em detrimento do verdadeiro crescimento.

Se avaliar é sinônimo de melhorar, esta melhoria se refere ao aluno, ao currículo, ao professor e, em definitivo...à escola.Por fim, nas palavras de Luckesi (1995), ?a avaliação é uma forma de tomar consciência sobre o significado da ação na construção do desejo que lhe deu origem?.




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- O Significado Da Entrega As Metas
- A Avaliação Educacional
- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- Breve Reflexão Sobre Avaliação Da Aprendizagem
- Processos De Avaliação
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Exame é Uma Bomba?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online