PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Educação SIGNIFICATIVA



A educação é significativa quando parte do universo do educando, da sua biografia e se articula com os elementos culturais que ele vivencia, voltando-se para ele como agente de transformação que lhe confere dignidade, autonomia e elevada auto-estima.

 A educação é significativa quando permite a apropriação da cidadania pelo aluno, e isto se faz na mais tenra infância fortalecendo as bases da socialização: o Eu com o outro, o Eu no mundo e para o Outro.

A socialização ocorre quando se aprende a trocar  o brinquedo, brincando junto e respeitando as regras do jogo. É nesse brincar junto  que surgem as bases da alteridade: o Eu é o somatório de todos os não-Eus.

A educação é válida quando o educando adquire o conhecimento das normas de higiene e aprende a nutrir seu corpo, pois tem só um corpo para a vida inteira, é preciso se cuidar e não adoecer.  

A educação é significativa quando ao longo de toda vivência escolar, os alunos,  através  da prática de um plano-político-pedagógico bem articulado, aprenderam a votar em políticos comprometidos com a educação, saneamento básico, preservação ambiental, saúde, emprego e salários justos.

A educação é significativa quando o espaço sala de aula foi construído pela comunidade escolar e os que viverão boa parte de suas vidas nele se vêem representados pelo que está além das paredes.

Com a aquisição da linguagem, que é condição sine qua non para usufruir do patrimônio cultural universal, o aluno deixa de viver no nível da sobrevivência, do meramente biológico para alcançar as sutilezas da abstração, o educador que conduz seus alunos para esse fim, realizou uma educação significativa e soube letrar e alfabetizar sem cair nas armadilhas ideológicas dos péssimos livros didáticos, do currículo oculto, das miniditaduras e das vergonhosas práticas pedagógicas ?oficiosas?.

Uma escola que está pautada numa gestão democrática e participativa, realiza eventos que permitem a interatividade saudável entre a família, educandos e docentes e sabe determinar com clareza qual é a competência e responsabilidade de cada um.

Atividades como dia da família, reflexão ecumênica; jornada do brinquedo; acampando na escola; jogos entre alunos, pais e professores, permitem uma interatividade que estabelece um clima de confiança e positividade entre todos os membros da comunidade escolar, resultando num facilitador da aprendizagem, diminuindo a agressividade dos alunos e casos de violência contra a escola.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- Dificuldades De Aprendizagem
- Instituto Superior De EducaÇÃo Do Rio De Janeiro
- Artigo (parte Tcc Psicologia)
- Escola Da Vida (school Of Life)
- Educação: A Distância Ou Presencial
- Professores Brilhantes, Educação Fascinante

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online