Página Principal : Educação
G1 Globo.com - Rio só encaminha 3% do seu lixo para reciclagem.
Publicidade
RECICLAGEM
Seja por falta de informação ou acesso o carioca não sabe o que é reciclar. A coleta seletiva municipal atinge a poucos bairros, e apenas 1,8 milhões de cariocas tem o serviço. Número que corresponde a poucos domicílios atendidos pelo serviço. A Falta de informação faz com que o serviço tenha um alto custo, já que os caminhões (que são somente 4), que fazem a coleta seletiva, acabam rodando muito e recolhendo pouco. A pouco divulgação por pate dos orgãos públicos e privados afetam diretamente a adesão da população a um serviço indispensável para os dias de hoje. Dessa forma os investimentos feitos pela Comlurb para o serviço são mínimos, a frota é pequena (4 caminhões) e cobre 42 bairros, praticamente metade desses bairros atendidos são na zona sul.
Vale lembrar que a reciclagem ainda é um processo novo não só no nosso municipio, mas no nosso país.
No ano passado, no nosso municipio, foram recolhidas 540 toneladas na coleta seletiva de porta a porta. No nosso país é gerado diariamente cerca de 150 mil toneladas de lixo urbano e a reciclagem desse lixo gira em torno de 12%.
Se houver um trabalho forte de divulgação essa porcentagem com certeza será bem maior.
Já temos muitas pessoas fazendo a sua parte.
Alguns condomínios por iniciativa própria, aderiram a coleta seletiva fazendo uma espécie de gingana entre os andares.
Prática que fez com que a participação dos condominos fosse grande e deve ser acompanhada por outros. O dinheiro arredado com a venda dos recicláveis é distribuido entre os funcionários e usado na compra de cestas básicas, sorteadas entre as domesticas que trabalham no edificio.
O que vemos nas grandes cidades são sacolas de lixo nas encostas dos morros, boiando nas enchentes, e nos rios, por total falta de comunicação do poder público com relação ao trabalho de reciclagem e coleta seletiva do lixo urbano.
Divulgação é o que tem de ser feito. Divulgar nos veículos de comunicação o trabalho e forma como o lixo deve ser separado e a população vai aderir.
Não existe nenhum bicho de sete cabeças para separar o lixo: Para separar o material em casa, não há necessidade de separar cada tipo de resíduo, basta ter dois recipientes. Em um será colocado o lixo úmido e os rejeitos a serem recolhidos pela Comlurb. No outro o material reciclável, como plástico, metal, vidro e papel. Mas atenção, o material tem de está limpo e seco.
Entre em contato com a Comlurb procure se informar. Recicle essa ideia na sua rua, no seu bairro. O nosso municipio, o nosso estado, o nosso país, o mundo vai agradecer.
Além de diminuirmos a lixo jogado no meio ambiente estaremos gerando emprego e renda para muitas famílias.
Jorge Artur
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
- A ImportÂncia Da EducaÇÃo Ambiental Na ConstruÇÃo De Programas De Coleta Seletiva
- Catopê (folclore Brasileiro 5)
- Páginas Para Pensar
- Concreto Verde
- Cavaleiro De SÃo Jorge (folclore Brasileiro 8)
- Reciclagem
- Caboclinho (folclore Brasileiro 7)
|
|