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O que está por trás da Escola de Tempo Integral
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O que está por trás da Escola de Tempo Integral Por Raimundo da Silva Santos Júnior (Juruti) Especialista em Supervisão Educacional e Psicopedagogia Em, 26 de maio de 2009 O pensamento de Educação Integral de Anísio Teixeira é o que inspira a Educação de Tempo Integral nos dias de hoje, uma educação que sirva como possibilidade de se construir uma escola de boa qualidade? (CHAVES, p.2002). O ideal pensado por Anísio Teixeira é também nosso ideal, desejamos que essa, seja a inspiração direcionadora da política de implantação das Escolas de Tempo Integral. A realidade é que nos dias de hoje a implantação da escola de tempo integral está em foco nas campanhas eleitorais. No contexto da cidade de Manaus vimos promessas apontando para a progressiva implantação da referida escola, mas é necessário filosofar primeiramente sobre o que está por trás desse interesse, haja vista vivenciarmos um contexto de crises econômicas. Não podemos perder de vista que o modo de produção capitalista sobrevive da exploração da força de trabalho, nem poderemos abandonar o conhecimento de que a escola de tempo integral continua sendo uma utopia para os educadores comprometidos com uma educação de qualidade. Percebemos que por interesses capitalistas essa escola pende ao objetivo real de confinar as crianças oriundas das camadas populares menos favorecidas para que seus pais possam produzir mais e mais à vontade para o ?progresso da nação?. Não foi esta a intenção dos idealizadores dessa escola no Brasil. Com um breve olhar na história da educação brasileira vemos que ?As escolas criadas por Anísio Teixeira e a geração de educadores a qual pertenceu, tanto nos anos 30 quanto nos ano 50 e 60, não foram vistas pelos alunos que as frequentaram como locais de confinamento? (NUNES,C.,2001,p.12). Nossa pesquisa nos permitiu uma observação da realidade de como está funcionando a escola de tempo integral na cidade de Manaus. A comunidade manauense ou manauara pouco sabe que as crianças estão entregues ao mero aumento de tempo na escola, e confinados a uma prática que não lhes servirá como espaço de ?... possibilidade de reapropriação de espaços de sociabilidade crescentemente sonegados às classes trabalhadoras pelas reformas urbanas...? (NUNES,C.,2001,p.13). O tratamento dado a Escola de Tempo Integral reforça a desigualdade social, sendo resultado do mero cumprimento de promessas de campanha e da falta de estudos que ofereçam melhor compreensão sobre a problemática da educação pública brasileira. Para melhor compreensão do que afirmamos se faz necessário ressaltar que é pouco provável que a escola de Tempo Integral alcance o objetivo de seus idealizadores, se as políticas de financiamento da educação não a considerarem como uma escola que precisa de financiamentos específicos. Não dá para acreditar que a implantação das escolas de tempo integral trará a tão sonhada qualidade da educação pública se a alocação de recursos para a escola de tempo integral continuar sendo pelo quantitativo de alunos. Uma escola de Tempo Integral a de captar mais recursos. Uma escola de tempo integral a de ser solidária e de grande responsabilidade social. REFERÊNCIAS NUNES, C. Anísio Teixeira: a poesia da ação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 16, p. 5-18, abr. 2001. CHAVES, Mirian Waidenfeld. Educação Integral: uma proposta de inovação pedagógica na administração de Anísio Teixeira no Rio de Janeiro dos anos 30. In COELHO. Lígia Marta Coimbra da Costa. Cavaliere, Ana Maria Vilela (org.). Educação brasileira e(m) Tempo Integral. Petrópoles, RJ: Vozes, 2002. p.58.
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