PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Teorias Demográficas



Talvez a teoria mais conhecida e a mais estudada seja a malthusiana , elaborada por Thomas Malthus -anglicano e economista inglês-(1776-1834) .

1- Teoria Malthusiana - Segundo Malthus , no séc XVIII , a população crescia em PG( 1, 3 , 9...) e os alimentos em PA( 1 , 4 , 7...) , o que resultaria no futuro um grande contigente de fomintos.

hoje a teoria malthusiana é contestada , pois com os avanços tecnológicos pode - se produzir alimentos em quantidade , além disso a população não cresceu como o esperado , pois fatores como o uso de anticoncepcionais e a emancipação feminina contribuiram para diminuir o rítmo do crescimento poupulacional.Caso a previsão de Malthus se concretizasse hoje a população mundial seria de aproximadamente 185 bilhões de pessoas , no entanto é passa u pouco de 6 bilhões de pessoas.

2-Teoria Neomalthusiana- Tem dimensão após a 2a Guerra Mundial , com o advento da explosão demográfica , quando houve um crescimento populaxcional descontrolado nopaíse do terceiro mundo , devido à queda da mortalidade (medicamentos novos , vacinas , antibióticos).Segundo os neomalthusianos os países pobres são culpados pelas mazelas socias( violência , drogas , desemprego) , pois não controlam o crescimento populacional , para issso recomendam o uso de anticoncepcionais.

3-Reformistas ou Marxista-Contraria as idéias malthusianas , para os reformistas , é a pobreza que que causa crescimento elevado da população e para isso prega as reformas sociais ( educação , emprego , renda).



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Teoria Neomalthusiana
- A "lei" Malthusiana Da População
- Teoria Demográfica Reformista
- Mega Memória - Injustiça Social
- Urbanização ? A Explosão Da Bomba Humana
- Censo - Conta Corrigida
- Índices De Crescimento Populacional

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online