PUBLICIDADE

Página Principal : História


História da Cultura Brasileira segundo as línguas nativas



Greg Urban discorre sobre a possibilidade de montar, a partir de uma reconstrução das línguas dos ameríndios, uma história da cultura brasileira. Este tipo de estudo, garante o autor, forneceria uma possibilidade de certezas (sobre resultados de pesquisas) bastante razoáveis para um período de 4000/5000 anos a.C. até hoje.

Essa certeza sobre resultadas está calcada na quantidade de dados linguísticos que se tem sobre diversas línguas, e no método utilizado (de reconstrução e comparação). Isto já permitiria, de saída, a formulação de hipóteses preliminares: reconstruindo as línguas e comparando-as, seria possível distinguir semelhanças, e, logo, pensar-se em relações, contatos e até mesmo uma história comum. Além disso, permitiria obter uma origem temporal e espacial de grupos que se dispersaram.


Nesse sentido, já se classificou uma série de línguas em famílias: macro-Jê, macro-Tupi; famílias menores; e famílias isoladas, estas, por não possuírem ligação conhecida com outras línguas ou famílias linguísticas, são importantes para se inquirir a respeito das fases mais antigas da História da Cultura, datas anteriores a 4000/5000 anos a.C.; e de certa forma, suas localizações atestam a hipótese das áreas de origem de todas as grandes famílias (cabeceira ou periferia do Amazonas).


É uma técnica trabalhosa e demorada, o autor reclama por pesquisas que vão nessa direção. É um tipo de análise importante, ressalta o autor, porque ao distinguir mudanças no caráter sócio-linguístico, distingue-se de quebra pontos de desenvolvimentos culturais, permitindo uma compreensão mais ampla do estágio cultural do grupo, ou grupos, em questão.




Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Os Caçadores Da Língua Perdida
- Romania, Romano E Romance
- Línguas Da Indonésia
- O Indo Europeu - Tronco Comum
- Introdução Aos Estudos Lingüísticos: Filologia E Comparativismo
- O Velho E O Novo: Antropologia Física E História Indígena
- Idiomas No Mundo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online