PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Melhores faculdades ? Butiques de ensino




O termo Faculdade-Butique já se consolidou no Brasil como sinônimo de boa faculdade. São faculdades exclusivas, com turmas reduzidas, laboratórios modernos e mensalidades com preços nas alturas. O MEC divulgou um ranking que aponta 21 melhores faculdades com nota máxima, mas apenas dez se enquadram na categoria de Butique. Elas chegam a superar até faculdades superiores públicas, segundo indicam resultados das pesquisas do MEC.

Nos vestibulares passam somente bons alunos, que teriam condições de enfrentar mesmo os vestibulares pesados como os das faculdades públicas. Mas o que os leva à escolha dessas faculdades onde pagam mensalidades caras é, na opinião dos próprios estudades, a qualidade de ensino. Para eles, professores que atuam na área que lecionam estão mais bem preparados, como acontece nessas faculdades em detrimento das públicas, onde poucos professores trabalham e lecionam no mesmo ramo. Um outro fator que influencia bastante é que as empresas têm preferência por alunos formados nessas faculdades. Em geral, conseguem emprego mais rápido do que alunos das outras instituições após se formarem.

A necessidade de aumentar as ofertas de ensino superior no país a partir da década de 60 fez crescer a rede pública de ensino superior. Recentemente foi a vez das Faculdades privadas, que receberam incentivos para expandir as ofertas de cursos, e se adaptar às leis que só conferem o status de universidade às instituições com no mínimo oito cursos.

Cláudio de Moura Castro, articulista de Veja e especialista em educação avalia: "É difícil preservar a excelência em grande escala. O resultado para o ensino não é bom". As faculdades que oferecem mais professores especializados e um número enxuto de alunos obviamente oferecem mais qualidade. Nos Estados Unidos e Europa esse modelo já existe há mais tempo.

Seria interessante que o Brasil pudesse contar com um conjunto de faculdades deste tipo. São elas que formam profissionais altamente qualificados, fator que colabora em muito com a economia de um país.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Mega Memória ? Educação, Ensino De Má Qualidade E Desvio De Verbas
- Mal Uso Das Verbas Na Educação Do Brasil
- Um Retrato Da Sala De Aula
- Retrocesso Na Educação?
- Muitos
- A Importância Do Enfoque Histórico Cultural Na Elaboração De Aulas De Ciências
- EducaÇÃo: Uma Das Poucas Saídas Da Pobreza

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online