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Educação ambiental para quê?



Ao tratar a educação ambiental , é no contexto bom situá-la de cidadania e cultura. A cidadania que abrange a o respeito aos direitos e deveres, e  a participação de todos nas decisões. E a cultura, elemento humano que permite criar uma identidade com o local e costumes das pessoas. Estes dois elementos são de relevâcia ao se abordar a questão ambiental, pois o homem e a melhoria da sua qualidade de vida dependem do estágio de desenvolviemento da sua cultura e da cidadania. Não se pode separar do meio ambiente o  homem, pois é da natureza que ele retira os recursos para sua sobrevivência. O homem explora a natureza desde o nomadismo, onde ele se fixava em um local e dali retirava todos os recursos naturais até se esgotarem, abandonando-o em seguida  e fixando-se em outro  outro, onde existissem os recursos necessáris a sua sobrevivência. Neste período a exploração da natureza era feita de maneira artesanal, e se quer existia preocupação com esgotamento de recursos.Com a evolução humana a exploração da natureza passou a ser mais sofisticada passando ao estágio do feudalismo, onde haviam técnicas de recuperaçao de solo para agricultura e irrigação, até se chegar na Revolução Industrial.

A partir da Revolução Industrial a preocupação com o meio ambiente passou a ser tratada de forma mais sistemática,  e só após a revolução se iniciou  a tomada de medidas reparadoras para solucionar o problema de escassez de recursos. Após 1970 os governos começaram a tratar a questão ambiental de forma mais integrada e introduzir medidas de prevenção. Em 1972,ocorreu a Conferência de Estocolmo, onde a atenção internacional se voltou para discussão dos problemas relacionados ao meio ambiente e o desenvolvimento, que culminou em acordos multilaterais entre os países que participaram da conferência.

Depois da Revolução Industrial,  o meio ambiente sobrevive e pede socorro. O modo como o homem tem se relacionado com sua espécie,  até certo ponto reflete a maneira como ele cuida da natureza. A nível internacional e local, a Globalização comanda o cenário político-econômico e cultural, trazendo novos desafios, entre eles  a questão ambiental.

Mesmo com os altos de desenvolvimento científico e tecnológico, o homem  não consegue recuperar a natureza destruída, e garantir recursos naturais suficientes para as próxiams gerações.É  precio superar a visão mercadológica que tem sido empregada no trato das questões ambientais.

A maneira como agir frente a estes desafios, requer o envolvimento de toda sociedade, o governo, as ONGs, escolas, empresas, sindicatos e sociedade civil. A educação  como instrumento social de produção e reprodução de conhecimento , deve  participar ativamente na construção de um mundo ecologicamente mais justo e saudável.

A educação ambiental ao abordar os temas ligados ao meio ambiente não pode distanciá-los do ser humano, pois o homem é um sujeito ativo no processo de destruição e recuperação da natureza.Os assuntos  de educação ambiental não devem ser abordados apenas do ponto de vista biológico, mas procurando refletir sobre os interesses econômicos e políticos que levam o homem a destruir a natureza.

É objetivo da educação ambiental, seja ela formal ou informal,  dsenvolver nas pessoas hábitos e atitudes que provoquem uma mudança na sua forma de tratar o meio ambiente.

REFERÊNCIAS

BERNA, Vilmar. Como Fazer Educação Ambiental.São Paulo: Paulu, 2001.

CASCINO, F.Educação Ambiental : princípios, história, formação de professores.3ª edição.São Paulo.SENAC.109p.

BRANDÃO,Z. A Crise de Paradigmas e a Educação.São Paulo. Cortez.1995. 104p



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