PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Mundo urbano



MUNDO URBANO

No ano passado 6,6 bilhões de seres humanos vivia em cidades segundo calculo do programa das nações unidas (UN HABITAT).

O lado positivo dessa constatação é que pessoas que vivem em cidades possuem,em principio,mais acesso a empregos ,eletricidade,transportes,hospitais, cultura e lazer.Em relação á população rural, quem vive nas cidades obtém renda maior e escolaridade mais elevada . O lado negativo é que o crescimento das cidades atualmente e muito maior nos paises pobres do que nos ricos.

As cidades atraem as pessoas por oferecer mais oportunidades de trabalho e estudo ,saúde e conforto.

Por isso mesmo, é a migração para as cidades que faz a taxa percentual média de crescimento populacional nas cidades ser maior que as taxas de áreas rurais,

Esse também é um dos principais agravantes para a situação do transito nas grandes metrópoles.

A explosão populacional em cidades na europa e na Asia leva ao crescimento do lixo, do esgoto e da contaminação das águas, e a propagação de doenças passa a ser mais rapida, pois há grande quantidade de população em condições insalubres.

CAUSAS

A urbanização, tal como ocorre atualmente, é um fenomeno contemporaneo cujas caracteristicas se ligam a revolução industrial na europa, nos EUA e no Japão.

A urbanização acentuada do mundo significa que a maioria das cidades está crecendo de tamanho. As estimativas apontam para uma multiplicação de grandes cidades no mundo, aquelas com mais de 1 milhão de habitantes. Em 1975, elas eram 192, esse total aumentou para 437 em 2007.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Exodo Rural & Migração Pendular
- O Êxodo Rural
- Índices De Crescimento Populacional
- Economia E Demografia
- As Relações De Trabalho & A Urbanização
- Migração - Derrubando Mitos
- Brasil - Disparidades

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online