PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Interculturalidade e Pedagogia



  A interculturalidade ou a diversidade cultural é um fenómeno incontornável das sociedades contemporâneas. As grandes metrópoles da multiculturalidade, porém estavam longe da nossa realidade e o facto de assistirmos numa qualquer Nova Yorque, Londres ou Paris, a um desfile de gente  de fatos estranhos e de cores diversas, era um espectáculo exótico que alguns de nós tinham o previlégio de gozar quando se deslocavam a esses Países.

Na nosso sociedade, porém o fenómeno foi suavemente gradativo. Começou pela chegada dos imigrantes das ex-colónias, que afinal até falavam a nossa língua, e, só com o boom da imigração dos anos 90, após a queda do muro de Berlim, o país se vê confrontado com o aparecimento dos povos de leste nas suas variadissimas expressões e de outros povos que, aproveitando a abertura das fronteiras da Europa, acabaram por rumar a Portugal. Além disso, aconteceu também uma imigrassão em massa de brasileiros.

Tudo isto é relativamente recente e é preciso saber viver com  este facto. Passar da simples constatação, mais ou menos passiva, de que já cá há multiculturalidade e passar a entender esta como interculturalidade, esse é um dos objectivos de algumas organizações governamentais e não governamentais.

Várias questões se levantam perante esta nova realidde, mas a que aos técnicos de educação, mais preocupa e´´e, em primeira instancia, a criação de uma sã convivialidade (nas salas de aula e não só) dos autóctones relativamente aos imigrantes e vice-verça, o respeito pela diferença e a integração das outras culturas na nossa, sem perda da identidade das suas culturas de origem.

Tal não é tarefa fácil mas há procedimentos mais correctos do que outros para o conseguir. Para começar, torna-se urgente uma carificação de conceitos que todos nós temos sobre os outros povos e o derrube de tabus que criem obstáculos à comunicação para que se torne um desafio positivo lidar com a diversidade cultural.

É pois urgente uma formação alargada a professores e educadores de infância, autarcas e todos os cidadãos disponiveis para o serem realmente, através de uma maior informação nesta área.




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Alemanha: A Reunificação
- Como Aprender Um Idioma Sozinho ( Parte Ii )
- A Queda Da Bastilha
- A Educação E O Respeito à Diversidade Para Com Os Professores, Alunos
- Naturistas Europeus Viajarão Nus Para Congresso No Brasil
- Papa Paulo 16

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online