PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Enem 2009



O Enem ? Exame Nacional do Ensino Médio, instituído pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa) ?, é um dos instrumentos de avaliação da Educação Básica. Lançado em 1998, o exame visava avaliar os conhecimentos dos estudantes inscritos ao longo da educação básica. Além disso, tornou-se uma porta para os cursos de ensino superior. Chegando a mais uma edição em 2009, fora conturbado pela polêmica do roubo de provas já então elaboradas. Mas não foi só isso. Teve detalhes importantes que precisam de atenção.

Sendo surpreendida pelo incidente, provavelmente o(s) responsável(eis) pela elaboração e aplicação do exame adaptou (aram) outra prova, o que sem dúvida causou erros. Algumas das questões ? para não dizer muitas ? ficaram confusas, pois continham mais de uma alternativa correta por questão.

Após a realização das provas, saiu o gabarito oficial no site do Inep (http://www.enem.inep.gov.br), que por sinal havia erros. Primeiro, um só gabarito para todos os cadernos de questões confundiu mais ainda os estudantes ansiosos para avaliarem o desempenho das provas. Segundo, muitos erros foram apresentados no que diz respeitos as alternativas corretas para as questões de linguagem e código (aí fica difícil saber se o Inep está correto ou se a gente é muito ?burro?).

Alguns pontos são importantes para se avaliar a situação do Enem: como fica a credibilidade do exame? Há uma conscientização da amplitude do(s) constrangimento(s) causados aos estudantes? Como estão os projetos para 2010 (em Chapecó-SC já se tem ? pré-vestibular? para a no de 2010)?

As coisas serão piores se não houver uma correção de falhas cometidas. Os estudantes não podem ser prejudicados por grandes margens de erros, o que com certeza desmotiva quem presta esse tipo de exame. É evidente que não é o fim das coisas, porém é preciso dar atenção aos fatos evidenciados. Nas próximas edições teremos mais pessoas participando dos exames, contudo esperamos que não se repita o cúmulo do absurdo: ver um mudo convidando por telefone um surdo, para chamar um cego para assistir a uma corrida de aleijados.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Oab-sp Aprova Mais 416 Bacharéis De Direito Em Pedido De Recurso
- Um Enigma Chamado Enem
- Exame é Uma Bomba?
- Formação De Professores
- P.d.e Novo Plano Propõe Salto De Qualidade
- 44%
- Educação A Distância: Um Estudo Do Perfil Do Aluno De Pedagogia Da Ufrj

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online