PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Do QUE MORREM NOSSAS CRIANÇAS - SOLUÇÕES



III

Medidas simples, porém eficazes protegem crianças de acidentes.
A prevenção de choques elétricos pode ser feita com um protetor especial para tomadas e nunca deixar fios expostos.
Afogamentos são evitados com estas ações:

? nunca deixar a criança sozinha em piscinas, praias, lagoas e rios; levar bóias e objetos flutuantes e deixá-los por perto da criança;
? trancar a porta do banheiro e da área de serviço;

Para evitar que a criança engula objetos, deixe as moedas em guardada numa gaveta trancada com chave; compre brinquedos grandes e que não soltam peças; teste a resistência das chupetas.

Previne-se a morte por asfixia evitando-se que a criança mame sem um adulto por perto; não a deixando dormir com os pais; não usar cordões e correntes para prender a chupeta; distanciar os puxadores de cortinas e persianas do alcance dos infantes.
Envenenamentos são evitáveis guardando remédios, xaropes e produtos de limpeza num armário longe do alcance das crianças. O armário deve ser trancando com chave, e esta ficar com os pais. Jamais deixe chaves em cima de mesas e sofás: crianças são rápidas, intuitivas e dedutivas, não as subestime!
Muitos envenenamentos ocorrem porque produtos de limpeza com cores vibrantes e de fabricação clandestina são vendidos em garrafas de refrigerantes e guardados debaixo da pia!
Estas são as principais plantas venenosas brasileiras que causam acidentes: tinhorão, comigo-ninguém-pode, copo-de-leite , taioba-brava , saia-branca , bico-de-papagaio , coroa-de-cristo , avelós, espirradeira , mamona , pinhão-roxo.
Considere que o risco de intoxicação não compensa a beleza delas, evite tê-las em casa e nos jardins da escola.
Em caso de intoxicação por plantas e medicamentos, entre em contato com o os Centros de Controle de Intoxicações:

www.ceatox.org.br .

Evitam-se queimaduras em crianças ao posicionar os cabos das panelas para dentro do fogão; parta ao meio salgados com recheios cremosos, e espere o vapor sair; antes de dar a mamadeira para o nenê, coloque uma gota do leite no dorso da mão; teste com os cotovelos a água do banho e a melhor hora para se tomar banho de sol é antes da 10 e depois das 16 horas.
Não esquente o leite no forno de microondas, pois formará no líquido bolhas de aquecimento que arrebentarão dentro da boca da criança causando-lhe queimaduras.
É de fundamental importância, para se evitar queimaduras em crianças, não deixar ao alcance delas fósforos, isqueiros e cigarros acesos e produtos inflamáveis.
Quedas são evitadas ao colocar grades nas janelas e portões nas escadas, fabricado com material de qualidade
Crianças não devem brincar sozinhas, os responsáveis precisam ficar por perto, porém sempre atentos ao comportamento delas.
Nem por um segundo deixe uma criança sozinha no carro.

IV

Não se deve fazer ?economia porca? na prevenção de acidentes: invista em qualidade!
O grande erro que gera diversos acidentes com crianças é considerá-las adultos em miniaturas, dar as elas uma autonomia que ainda não possuem.
O pensamento mágico, tão arraigado ao povo brasileiro, somente agrava comportamentos de riscos. Não adianta colocar um símbolo religioso no carro se o motorista insiste em dirigir alcoolizado. Isto dá uma falsa sensação de segurança.

Acidentes ocorrem por falhas humanas, o não-saber é mãe de todas as mazelas que acometem a Humanidade. É importante as escolas promoverem para comunidade cursos de prevenção de acidentes: Só o conhecimento trará poder para o Homem libertar-se das amarras da ignorância e viver com dignidade.
É assim que se mata o futuro de uma nação: não protegendo nossas crianças de acidentes e nem investindo na educação delas.

Fontes Utilizadas:    

Childhood Unintentional Injury Worldwide: Meeting Challenge, da Safe Kids Worldwide; Fundação Oswaldo Cruz, Hospital das Clínicas de SP, Ministério da Saúde, Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas e Universidade Federal de São Paulo.


Contato para cursos: [email protected]


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- A Triste Realidade Do TrÂnsito Brasileiro - Final
- Abandono
- EducaÇÃo Para O TrÂnsito
- Portugal
- A Triste Realidade Do TrÂnsito Brasileiro - I
- ?os Conflitos Interpessoais Na Relação Educativa: Problemas A Serem Resolvidos Ou Oportunidades De A
- Informação é Arma Contra A Pedofilia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online