PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Ensino-aprendizagem segundo Celestin Freinet



Célestin Freinet foi um importante teórico da questão ensino-aprendizagem. Ele difundiu a idéia de que a escola precisa estar trabalhando em conjunto, ou seja, num sistema cooperativista por ações conjuntas a um único propósito, qual seja; o de formar cidadãos capazes de modificar, com ações concretas, o momento histórico da humanidade. Segundo Celestin Freinet a realidade em que o aluno está inserido é de suma importância e deve ser discutida em contexto com os conteúdos curriculares adotados. Outro fator importante de acordo com Freinet, é o de que deve-se oportunizar ao aluno  estar sempre construindo seu conhecimento a partir do processo de experimentação, da prática, cuidando para que o aluno nunca esteja sozinho nesse processo do ensino-aprendizagem. A presença do professor como mediador, bem como a companhia dos colegas da turma é relevante para o aprendizado, visto que a interação entre as pessoas promove uma construção do saber mais prazerosa e consistente sem perder a rigorosidade necessária do conhecimento. Para Freinet, o aluno inserido em um ambiente de aprendizado que se caracteriza pela sua teoria, estará com uma auto-estima sempre em alta. Pois, ele estará envolvido nas fases do processo de construção do conhecimento e, portanto, perceberá seu mérito nos resultados obtidos na aprendizagem.




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Dificuldades De Aprendizagem
- Os Conhecimentos São Adquiridos Fora Da Escola
- Ensino De História - Conteúdos E Conceitos Básicos
- A Importancia Do Planejamento Estrategico No Trabalho Do Professor
- Tutoria Como EspaÇo De InteraÇÃo
- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Leitura: Paradigmas De Uma Boa Alfabetização

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online