PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Superando a Procrastinação




Superando a Procrastinarão


Quando nos deparamos com uma tarefa difícil, muitas vezes nos sentimos como se precisássemos mover uma montanha. Quando mais se olha para a montanha, mais complicada a tarefa parece ser. Nessa situação é fácil começar a procrastinar encontrando outras coisas para fazer.

A procrastinação é um dos maiores obstáculos que devem ser superados para que seus sonhos se realizem. O segredo para superá-lo é para de olhar para o topo da montanha e começar a olhar para o seu sopé, sua base. Quando se analisa uma tarefa complexa em sua completude, é muito fácil se sentir paralisado pela grande quantia de trabalho que ela demandará. Sua mente começa a lhe dizer "é impossível!" e você cai em uma espiral de negatividade. Para superar essa paralisia você mudar o foco de sua observação e para de pensar no todo da tarefa. Ao invés disso, tente se concentrar em algo que você conseguirá alcançar, em um objetivo menor.

Vejamos um exemplo: Pedro está encarando a montanha de escrever um trabalho de doutorado. Quando ele pensa que terá de escrever um documento de 500 páginas, ele se sente desanimado e dia a pós dia procrastina, evitando começar seu trabalho. No entanto, um dia Pedro percebe que deve parar de pensar no trabalho que terá para escrever as 500 páginas e se concentra em atingir algo mais palpável, mais fácil. Ele pensa "será que eu consigo trabalhar em meu texto sem ser interrompido por 1 hora? Sim, isso eu consigo fazer facilmente". Assim, Pedro bloqueia todas as suas distrações e se concentra na tarefa que deve realizar. Dessa forma ele não está mais desanimado com seu trabalho, pois seu objetivo passou a ser outro: ao invés de escrever um documento de 500 páginas, Pedro deve trabalhar uma hora por dia nesse documento. Após um mês trabalhando dessa maneira, Pedro percebe que seu trabalho está terminado, que as tão temidas 500 páginas foram escritas. Assim, transformando um objetivo complexo e aparentemente inalcançável em objetivos menores e simples, Pedro superou a procrastinação e concluiu sua tarefa.

Basta seguir o exemplo de Pedro e você conseguirá também superar a distração e escalar a "montanha".

Resumindo:

(1) Pare de pensar na grandiosidade da tarefa que você deve concluir

(2) Concentre-se em um pequeno componente dessa tarefa que você sabe que pode alcançar.

(3) Pergunte-se "Será que eu consigo trabalhar por uma hora sem me distrair?"

(4) Esqueça tudo e trabalhe por uma hora sem se distrair

(5) No final dessa hora, repita a pergunta do passo 3

(6) Escale a sua montanha uma hora de cada vez

(7) Sinta a incrível alegria de ter realizado uma tarefa difícil.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Compreendendo A Compreensão
- Improvisação
- A Busca Do Seu Verdadeiro Ser
- Como Ler 300% Mais Rápido Em 20 Minutos
- Dicas Para Você Enfrentar O Medo De Falar Em Público
- Como Juntar Dinheiro
- Ousadia

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online