PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Exército REPUBLICANO IRLANDÊS(IRA)?IRLANDA DO NORTE X IRLANDA DO SUL



 O Exército Republicano Irlandês, mais conhecido como IRA (do inglês Irish Republican Army), é um grupo militar católico e que pretende a reunificação entre a Irlanda do Norte e a Irlanda do Sul.

O Exército Republicano Irlandês (IRA) teve origem por um grupo que lutou pela independência da Irlanda e a obteve entre 1916 e 1921, quando a Irlanda foi dividida e os seis condados do Norte foram agrupados na província britânica do Ulster, ou Irlanda do Norte. O IRA no final dos anos 60 Até aos anos 90, a organização levou a cabo adotou o terrorismo severo , bombas e assassinatos, num esforço de conseguir a independência de Inglaterra e reunificar a província com a República da Irlanda , ou seja unificar a Irlanda.

Atualmente A Irlanda é dividida , Irlanda do Norte ou Ulster ( protestante) , anexada ao Reino Unido , Irlanda do Sul ou Eire ( católica) , insatisfeita com a divisão.

O IRA é apontado como responsável por cerca de 3.600 mortes por atentados no país desde o seu surgimento.

Em 1997, dissidentes do IRA que eram contrários ao cessar-fogo estabelecido na época criaram o novo IRA e assumiram a autoria da explosão de um carro-bomba em Omagh, em 1998, que matou 29 pessoas e feriu mais de 330. A organização anunciou no final de 2002 que seria desfeita e disse que entregaria todas as armas e explosivos numa ação simbólica. A Comissão Internacional para o Desarmamento elogiou a iniciativa do IRA. Oficialmente, boa parte das armas já foi entregue. 




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Diferença Entre Grã Bretanha, Reino Unido E Inglaterra
- Os Homens Do Norte
- Escola Na Irlanda
- Formação Da Escócia
- Zorro Desmascarado
- Autoritarismo, Totalitarismo E Terrorismo
- Acidentes Históricos - O Naufrágio Do Titanic

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online