PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Eta - Questão Basca



A organização Euzkadi Ta Askatana (ETA) significa na língua basca Pátria Basca e Liberdade. Essa organização nasceu como um movimento socialista fundado em 1959 a partir da atividade de vários grupos culturais e políticos que atuavam na sociedade. (basco para Pátria Basca e Liberdade), sigla ETA, é um grupo terrorista como que desejaalcançar a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França. A ETA possui ideologia separatista/independentista marxista-leninista e revolucionária.

ETA surgiu em 1959, originou do Partido Nacionalista Basco (PNV), um partido político fundado em 1895 e que ficou na clandestinidade durante a ditadura de Francisco Franco (1939-1975).

Os integrantes da ETA são chamados etarras, nome criado pela imprensa espanhola a partir do nome da organização e do sufixo basco com o qual se formam os gentílicos no idioma. Em basco a denominação é etakideak, plural de etakide (membro da ETA).

Em 50 anos , esse grupo terrorista cometeu 825 assassinatos, apresentando como justificativa a luta contra o governo da Espanha pela independência de um território de 20.000 km² e população que mal supera 2 milhões de habitantes. Para "celebrar" o cinquentenário, os terroristas fizeram uma série de atentados em Maiorca, Burgos, Durango e Arrigorriaga ? deixando ao menos mais três mortos..

O ETA reinvidica a formação e autonomia do país Basco na região de Bilbao , na Espanha , fato que ao longo de meio século deixou um rastro de sangue e terrorismo.




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- 32 Maneiras De Se Escrever A Palavra Deus
- Terrorismo - Perigo Em Toda Parte
- Franquismo
- Douro
- Ética Para Um Jovem
- O Que Foi A Guerra Do Vietnã?
- Exército Republicano IrlandÊs(ira)?irlanda Do Norte X Irlanda Do Sul

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online