> 
  
  
 Breve reflexão sobre Avaliação da 
 Aprendizagem
 
 Do Artigo: A construção do   Projeto de Ensino e Avaliação, da série Ideias, FDE. 
 
 Por Raimundo da Silva Santos (Juruti)
 
 Manaus, 16 de fevereiro de 2010
 
  
  
  
  Avaliar a 
 aprendizagem não é tarefa fácil, visto que, o ato de avaliar não pode mais ser 
 considerado como mera ação de medir o conhecimento. Avaliar é um processo 
 reflexivo onde o professor busca constantemente conhecer os pontos fortes e 
 pontos fracos de sua prática, assim como as facilidades e dificuldades do 
 discente tendo como base a expressão deste em suas atividades escolares.
 
 Para 
 fundamentar o que dizemos acima, retiramos do artigo A Construção do projeto de 
 ensino e avaliação, da sérieIdeias, FDE, 
 a seguinte citação: ? A prática da avaliação da aprendizagem em seu sentido 
 pleno, só será possível na medida em que se estiver efetivamente interessado na 
 aprendizagem do educando? (1993,p.85).
 
 A avaliação da 
 aprendizagem precisa ser uma prática que respeite o aluno, uma prática amorosa 
 sem perder de vista o rigor científico e técnico. 
 
 A aprendizagem 
 do aluno deve ser o foco da avaliação e não mais a punição. O paradigma da 
 avaliação punitiva precisa ser assumido pelos professores como vencido.
 
 Avaliar 
 é tarefa responsável, que exige compromisso político, consciência do papel do 
 professor avaliador ante a realidade do aluno avaliado ou da pessoa avaliada. A 
 avaliação exige impessoalidade. Avaliar é o ato de justiça e não de abuso de 
 poder.
 
  
 
                     
                	
Veja mais em: Educação
Artigos Relacionados
  
- Breve Reflexão Sobre O Filme: Os Enjaulados
  
- Fé E Incredulidade: Uma Reflexão Bíblica Sobre Catástrofes
  
- Resumo: Modelo De Dedicatória
  
- Páginas Para Pensar
  
- Vereadores
  
- Resumo Sobre O Vídeo O Poder Da Visão
  
- O Capital (karl Marx;friedrick Engels)