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 Breve reflexão sobre o filme: Os Enjaulados
 
 Por Raimundo da Silva Santos Júnior
 
 Especialista em Supervisão Educacional, 
 Psicopedagogia e Gestão Educacional
 
 Manaus, 16 de fevereiro de 2010
 
 
 
 
 
         O filme retrata a realidade do trabalho 
 educativo com jovens e adolescentes na atualidade. Retrata também a realidade 
 das escolas, pouco em condições de realizar um processo de ensino-aprendizagem 
 sério, capaz de levar jovens e adolescentes a repensarem sobre suas práticas 
 cotidianas.
 
          Para nós da Pedagogia, o estudo do filme foi de grande valia, pois nos serviu como ferramenta para refletirmos 
 sobre nossa prática e refletirmos sobre o que realmente poderemos fazer na 
 escola hoje, como participantes do processo de formação de nossos alunos, visto 
 que fazer o que o professor Walmsley fez é crime e se ele não simulasse sua 
 morte e fosse pego pelos direitos humanos estaria acabado na prisão e condenado 
 a morte pelos direitos humanos.
 
 Vimos que a  educação cria as relações. As relações 
 professor x aluno, aluno x direção, por exemplo, no filme, é resultado de uma 
 educação deficiente que privilegiava o direito dos alunos, que não lhes 
 ensinava o princípio da reciprocidade, da vida em sociedade. Acreditamos 
 que a escola ainda tem o poder de convencimento, ela ainda é capaz de ser a 
 líder da comunidade na busca de uma educação que prime pelo desenvolvimento dos 
 valores humanos como, respeito, tolerância recíproca, paz, harmonia e 
 solidariedade dentre outros.
 
 Para nós, sem educação, a sociedade entra em rota de morte, 
 porque a violência ganha espaço e a corrupção reina. Nós educadores somos as 
 principais ferramentas que a sociedade dispõe par evitar o fracasso da 
 sociedade.
 
 O filme nos leva a refletirmos sobre a realidade dos jovens 
 não apenas dos Estados Unidos da América, mas também dos jovens de nosso 
 querido Brasil. Vimos no filme o relato de jovens que se achavam donos do 
 mundo, diziam-se ricos e que podiam ter o que quisessem. Jovens sem orientação 
 familiar consistente, resultado de relacionamentos familiares fracassados.
 
 Queremos também enfatizar que a escola ao traçar seu 
 Projeto Político-Pedagógico, que é a base para a construção de uma educação de 
 qualidade, deve ter como ação o desenvolvimento de ações educativas que visem 
 valorizar a família.
 
 Vemos hoje muita reclamação contra a família. Dizem alguns 
 educadores que a família de hoje é a principal culpada pelo insucesso do aluno. 
 Relatam que os alunos estão sendo abandonados à sorte da escola. Relatam que 
 muitos discentes já não têm laços com pai e mãe, no entanto, não desenvolvem 
 nenhum trabalho educativo visando o fortalecimento dessa instituição que 
 consideramos eterna. Muita gente fala sobre família, mais nem sabe o que é 
 família. 
 
 
 
 
 
 
                     
                	
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