PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Alfabetização não é repetição




Alfabetização não é repetição

Da leitura da realidade da alfabetização brasileira

Autora: Irlene Laborda (Manaus). Professora

Manaus 26 de fevereiro de 2010

O processo de alfabetização no Brasil não tem respondido aos gastos feitos nessa área. Ainda é muito alto o índice de analfabetos no 13º país mais rico do mundo. Nossas escolas ainda estão nadando em àguas desconhecidas em busca da teoria mais adequada para o ensino da leitura, da escrita e do cálculo.

Isso ocorre porque o Brasil não tem um Projeto Educacional Nacional,. É um país que não sabe para onde vai sua educação. A ausência de um Projeto de Educação Nacional , explica a falta de continuidade das ações educativas, dos projetos e programas Federais, Estaduais e Municipais e consequentemente das escolas.

As escolas publicas ainda estão desenvovendo suas atividades alfabetizadoras desconfiadas da funcionalidade dos métodos, porque a cada quatro ou oito anos, as mudanças desnecessárias se instalam. Não se pode avançar dessa maneira.

Educação no Brasil tem ficado a merce dos interesses exagerados de pessoas que manipulam o povo para que não avance em seu processo de cidadania. Essa falta de continuidade não é por ignorância, é pensada, visto que é sabido que uma educação levada a sério causa consciência de direitos e deveres individuais e coletivos.

A alfabetização é a base do processo de desalienação do povo, mas somente se considerar a reflexão sobre a palavra estudada, a reflexão x ação. Alfabetizar para paulo Freire não é apenas ensinar a ler a palavra, decodofocar letras, sílabas, palavras e textos. Albabetização é conscientização.

É preciso que se discuta com urgência e se aprove um Projeto de Nação. O que a nação brasileira quer se tornar em cinco ou dez anos tem que estar claro nesse Projeto de Educação Nacional. Sem Projeto de Nação, pais de alunos, profesores, e demais profissionais de educação continuarão trabalhando a construção de um Brasil incerto, com futuro arriscado.



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Mobral
- Por Que Alfabetizar Tão Cedo?
- Painel Da Educação No Brasil
- Paulo Freire O Mentor Da Educação Para A Consciência
- AvaliaÇÃo Dos Programas De EducaÇÃo Ambiental E AlfabetizaÇÃo Em Palmeiras De GoiÁs
- Legislaçao 03
- Ele Tropicalizou Os Notebooks

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online