PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Brasil-Comércio-Mercantilism o



Atividade que evoului bastante a partir do Mercantilismo ou Revolução Comercial.O comércio propiciou o acúmulo de capital para o advento da Revolução Industrial , no séc . XVIII , e posteriormente um maior desenvolvimento e sobretudo a expansão da venda de mercadorias.A evolução comercial chegou até a formação de blocos econômicos e comerciais , como é o caso da UNIÃO EUROPÉIA , MERCOSUL , NAFTA E APEC.

vale salientar que no período colonial as metrópoles exportavam manufaturas para suas colônias e essas tinham "obrigação" de fornecer matéria - prima aos seus respectivos países colonizadores constituindo assim , o PACTO COLONIAL.

O Brasil até a década se 1970 era tido como um país de economia primária , pois exportava , em sua grande maioria , produtos agrícolas e extrativistas. atualmente é considerado um país urbano-industrial mantendo relações comerciais com uma vasta gama de países e blocos econ6omicos , fato que fez crescer sua economia nas últimas décadas.

Em 2004 o Brasil começou a crescer, acompanhando a economia mundial. O governo diz que isto se deve a política adotada pelo presidente Lula, grande parte da imprensa reclama das altas taxas de juros adotadas pelo governo. No final de 2004 o PIB cresceu 4,9%, a indústria cresceu na faixa de 8% e as exportações superaram todas as expectativas.

O Brasil é visto pelo mundo como um país com muito potencial assim como a Índia, Rússia e China. A política externa adotada pelo Brasil prioriza a aliança entre países sub-desenvolvidos para negociar com os países ricos.

O Brasil, assim como a Argentina e a Venezuela vêm rejeitando o projeto da ALCA em discussão, apesar das pressões dos EUA. Existem também iniciativas de integração na América do Sul, cooperação na economia.

Seus maiores parceiros comerciais são a União Européia, os Estados Unidos da América, o Mercosul e a República Popular da China.

Produtos importados: componentes e equipamentos eletrônicos; carvão mineral , veículos;petróleo , máquinas e equipamentos industriais, médicos , peças de veículos, adubo químico, compostos de titânio,cobre, trigo,cevada, navios, aviões

Produtos exportados: minério de ferro; carne bovina, de frango e suína; soja; açúcar; veículos de passeio; retroescavadeiras; tratores; máquinas e equipamentos - industriais, médicos, odontológicos, frutas; flores 




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- No Google
- Capitalismo Monopolista
- Globalização
- República De Honduras
- A Economia Do Brasil
- Chutando A Escada Novamente?
- Sinais Da Historia-8ºano

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online