PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Taylorismo



Taylorismo

Modelo produtivo criado pelo americano Frederick W. Taylor (1856-1915) , sistematizando e hierarquizando o processo produtivo ,

Utilizando a especificidade , cronometria da produção , monitoramento do trabalhador ,economia de mão-de-obra.

Esse modelo foi base para o fordismo

Fordismo

Modelo de produção industria em massa , criado por Henry Ford (1863-1947) , que começou com uma fábrica de motores e automobilística , aperfeiçou o modelo taylorista . O sistema prezava a redução dos custos , a produção em massa (estoque) , produção em série , uso da esteira de produção, produtividade rápida .

Para os trabalhadores o sistema tornou ? se desgaste e explorador , com sistema de metas , cansativo e repetitivo .Na década de 1980 entrou em declínio com a ascensão do toyotismo.

Toyotismo

Nas fábrica japonesa de Eiji Toyota o engenheiro Taiichi Ohno, desenvolveu esse sistema que teve grande aceitação na décade 1970, apresentando produção flexível , quantidade de acordo com a demanda (Just in Time), pequenos lotes de produção , apreço pela qualidade (qualidade total).



Volvismo


Modelo sueco de produção , onde o funcionário participa do processo, opinando e negociando coletivamente , grande atividade sincdical ,socialização da cadeia de trabalho, elevado grau de automoção e informatização(máquinas) boas condições de trabalho((baixo ruído,qualidade do ar, treinamento , ergonomia) 




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Todos Os Dias Das Mulheres !
- Princípios Do Direito Do Trabalho
- Brasil/domínios Morfoclimáticos/domínio Amazônico
- Palavrass
- Acumulação Flexível: Modo Japonês De Produzir
- Brasil/domínios Morfoclimáticos/domínio Do Cerrado
- Papa Paulo 16

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online