PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Teoria da Deriva Continental/Teoria da Tectônica das Placas



Teoria da Deriva Continental

Criada pelo alemão Alfred Wegener(1912) , que afirmava que a mais de 200 milhões de ano existiu um único continente denominado pangéia e que a partir da era mesozóica dividiu ? se em dois , a Laurásia (Hemisfério Norte) e o Gondwana (Hemisfério Sul). A partir daí novas divisões sucederam ? se até chegar a conformação atual.

O movimento dos continente deve ? se ao movimento das placas tectônicas , essas podem se afastar ou se aproximar uma da outra . No caso dos choque das placas ocorre então os terremotos ou abalos sísmicos .

Uma questão importante em relação a Deriva é que Wegener não conseguiu explicar a causa do movimento das placas e o equlíbrio isostático dos blocos continentais flutando sobre o magma pastoso.

No entanto alguns fatos comprovariam tal teoria como por exemplo o contorno do continente africano que encaixa na América do Sul.

A Tectônica das Placas surgiu na verdade para confirmar a Teoria da Deriva Continental

Teoria da Tectônica das Placas



Essa teoria teve seu desenvolvimento a partir dos anos de 1960 , teve como base a Teoria da Deriva Continental e da expansão do fundo dos oceanos. Segundo essa teoria a litosfera é dividida em várias placas (placas tectônicas) , como se fossem partes de um quebtra ? cabeça . Essas placas se movimentam devido ao calor e a pressão no interior do planeta . Essas placas quando se chocam provocam os terremotos e o enrrugamento da Crosta terrestre , formando os dobramentos modernos ou montanhas(Alpes , Andes , Himalaia).

Principais Placas tectônicas

Placa Africana: Abrange todo o continente africano e através de sua colisão com a placa euroasiática surgiu o Mar Mediterrâneo e o Vale do Rift.

Placa da Antártida: Abrange toda a Antártida e a região austral dos oceanos.

Placa Euroasiática: Abrange o continente europeu e asiático, exceto a Índia, Arábia e parte da Sibéria. Inclui a parte oriental do Oceano Atlântico norte.

Placa Norte-Americana: Abrange a América do Norte, parte ocidental do Oceano Atlântico norte, uma parte do Oceano Glacial Ártico e parte da Sibéria.

Placa Sul-Americana: Abrange a América do Sul e o leste da Crista Oceânica do Atlântico.

Placa do Pacífico: Abrange a maior parte do Oceano Pacífico e através de sua colisão com a Placa da Antártida surgiu a Placa Pacífico-Antártica.

Placa Indo-Australiana: Abrange a Placa Australiana e a Placa Indiana. Também abrange grande parte do Oceano Índico e parte do Himalaia. 

 




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Europa/quadro Natural
- Estrutura Geológica
- Princípios Geográficos E Concepções Geográficas
- Litoral Brasileiro
- África Quadro - Natural
- Brasil/domínios Morfoclimáticos/domínio Amazônico
- Brasil-posição E Localização Geográfica

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online