PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Dificuldades de Aprendizagem



Atualmente, o objetivo da escola é promover a aprendizagem de "todos" os seus alunos para que atuem como cidadãos. O sujeito que não aprende, não realiza as funções sociais da educação. Quando o mesmo apresenta dificuldades de aprender, de absorver o conhecimento ou mesmo a falta de interesse de ir ao encontro do conhecimento, há necessidade de apurar a ligação com a realidade, de ver aspectos emocionais e sociais, de entender a valorização do conhecimento na família. Diante disso, muitos educadores questionam-se quanto ao que fazer. Considerando os alunos como seres diferentes em vários aspectos, e aqui em especial, questão aprendizagem, é necessário que haja um olhar voltado ao próprio processo de ensino aprendizagem.

  Considera-se dificuldades de aprendizagem, uma resposta insuficiente do aluno a uma exigência ou demanda da escola.

  Crianças que frequentam escolas com ambientes favorecidos apresentam condições mais adequadas ao aprendizado. É importante lembrar que o projeto pedagógico de cada escola deve ser elaborado com base na identificação das necessidades da clientela por ela atendida.

  Dessa forma, o compromisso da escola torna-se maior em promover alternativas viáveis para que os alunos possam superar eventuais dificuldades que apresentam.

  Devemos ter em mente que nem todos aprendem da mesma maneira, que cada um aprende ao seu ritmo e considerar as individualidades, partindo do que cada um sabe, de suas potencialidades e não de suas dificuldades.

  A escola deve buscar soluções, avaliando o projeto pedagógico da escola, promover interação da família na vida escolar do aluno e se necessário encaminhar para avaliação de especialista. 

  Sintetizando, aprendizagem é um processo de construção que se dá na interação permanente do aluno com o meio que o cerca, expresso inicialmente pela família, depois pelo acréscimo da escola, ambos permeados pela sociedade em que estão inseridos.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Tipos De Avaliação E Tipos De Pesquisa
- O Caminho é A Inclusão Nas Escolas
- Ensino-aprendizagem Segundo Celestin Freinet
- Perspectivas Para Reflexão Em Torno Do Projeto Político-pedagógico. In: Escola: Espaço Do Projeto Po
- Ritmo Das Criança X Competência Da Escola
- Ritmo Das Criançasx Competência Escolar
- RecuperaÇÃo De Estudos De Acordo Com A Nova Lei Da Ldb

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online