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Por QUE VOLTAMOS A FALAR E A TRABALHAR COM A PEDAGOGIA DE PROJETOS



A Pedagogia de Projetos existe desde meados do século XX, mas, sua implementação vem esbarrando nas práticas e idéias tradicionais, desde a função da escola até o processo de ensino- aprendizagem. O mundo atual é muito complexo e as constantes mudanças fazem com que também o modo de produzir ciência se modifique: exigem novas conexões, desconexões e interconexões. A revolução provocada pelas teorias cognitivas trouxe uma nova forma de entender a aprendizagem e o conhecimento, apoiada nas novas descobertas sobre as conexões e interações cerebrais e neurológicas. Pelas Teorias de Aprendizagem, o conhecimento é socialmente construído, através das interações do indivíduo com o meio físico e social onde está inserido. Aprender é se modificar e mudar o ambiente e a cultura, construção da razão, do significado, do sentido das coisas; é um processo de sócio-construção e de co-construção. A inteligência é tida como um processo que estabelece inter-relações e interações entre organismos diferentes e em contextos particulares, individuais, de acordo com interesses, metas e capacidade de projetar de cada indivíduo. O aluno deve ser visto como ser humano ?por inteiro?, em todas as dimensões de sua vida e, por isso, a escola precisa ter uma visão curricular multifacetada. Projetar envolve um plano de trabalho organizado, visando atingir um propósito que seja possível de ser concretizado, intencional, baseado no presente, no passado, visando o futuro, uma abertura para possibilidades mais amplas, com diferentes variáveis e caminhos imprevisíveis, criativos e flexíveis em sua organização. Necessita de uma metodologia que faça a escolha dos meios necessários para atingir a realização concreta do plano: que o aluno crie seu modo próprio de enfrentar um obstáculo e vencê-lo. Deve ser realizado de forma individual e também grupo, voltado, ao mesmo tempo, o desenvolvimento da individualidade e da sociabilidade. O Valor Operatório e Libertador do Projeto é que ele exige uma série de operações lógicas, vivenciadas, cabendo ao indivíduo criar novas formas para melhorar sua própria condição de vida e dos demais. Os Momentos Decisivos da Pedagogia de Projetos são: definição do problema; planejamento do trabalho; coleta, organização e registro de informações; comunicação e a avaliação, os quais devem ficar a critério do grupo de alunos e educadores. A relação dos projetos com o conhecimento pressupõe relacionamento com a curiosidade da criança, observação, reflexão, articulação e experimentação. A Pedagogia de Projetos exige a ruptura com a fragmentação do currículo, a uniformidade, a abolição da idéia de percurso e utilização de instrumentos rígidos, pré-estabelecidos e centralizados. A Base dos Projetos Pedagógicos pressupõe uma situação problema global dos fenômenos da realidade do grupo, trabalho globalizado e transdisciplinar, sem exigir que todas as áreas do conhecimento girem em torno de um único tema: deve buscar vínculos e conexões dos conhecimentos, sendo mais importante o significado adquirido pelos alunos em um assunto que a extensão do conteúdo. A escolha do tema deve ir de encontro às experiências anteriores das crianças, projetos já realizados (ou em andamento) para estimular a argumentação ? ?intranqüilizar mentes? - articulado com os objetivos previstos, seleção dos conteúdos que serão trabalhados para estimular o desenvolvimento mental da criança. A Estrutura dos Projetos depende do problema abordado e deve levar em consideração as reais possibilidades da escola - eles têm uma ?estrutura mutante? e inovadora. Há vários Tipos de Projetos: os referentes à vida cotidiana (o modo de organização da sala de aula.); de empreendimento (alunos agrupados para a realização de algo concreto - horta); de aprendizado (aprofundamento de estudo de um tema através de planos de estudos). O professor deve estar atento aos tipos de conteúdos que são necessários para os alunos, o aprofundamento destes e o tipo de abordagem, sendo tudo definido em grupo, pelo trabalho cooperativo. Com relação aos Conteúdos Fundamentais, os professores selecionam, juntamente com a equipe pedagógica, os conhecimentos que devem ser apresentados em forma de ?rede?, relacionados e interrelacionados, sem datas estipuladas, considerando-se que a aprendizagem não ocorre em uma única vez e nem ao mesmo tempo para todos. Um Projeto, por ser uma hipótese, pode se desenvolver a curto, médio e longo prazo, contínuo ou não, com pausas ou suspensão. O Papel do Professor na Pedagogia de Projetos é atrelado à Reinvenção (trabalho cooperativo, crítico e participativo - co-criador de saber e cultura); à Escuta atenta e olhar perspicaz (observação dos alunos, conhecimentos e registros da participação); à Prática Pedagógica que necessita ser repensada, atualizada, além de transformadora, através do estudo contínuo e coletivo para a compreensão e transformação do mundo - dessa forma, o professor transforma sua própria história. Os pais devem ser informados a respeito do tipo de trabalho que está sendo desenvolvido e temas estudados através de reuniões, etc. Para as crianças e adolescentes, a Pedagogia de Projetos oferece uma história de vida coletiva, significados compartilhados, estímulo à aprendizagem pelo diálogo, debate, argumentação, a escuta do outro, respeito aos diferentes pontos de vista, confronto de opiniões, construção coletiva dos conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades, aperfeiçoamento das que já foram dominadas, etc.. Na Avaliação do que foi desenvolvido, há o reencontro com a situação problema inicial, em que comentários sobre o que foi realizado e os resultados obtidos devem se voltar para novos questionamentos e ser utilizados para novos projetos, na tentativa de chegar à ?metacognição?, a aprendizagem efetiva. 


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