| 
      | 
    
      
        
        
          
            
 
            
              
              
                
                  
                  
                    
                    
                      
Página Principal : Educação
 
  
Marcelo FAZ UMA ESCOLHA 
                        
  
                        
  
Publicidade 
			
			
  
                     
                        
                         
			                
                    
     "Cada   fracasso ensina ao homem algo que precisava aprender."
   
   (Charles Dickens)
 
    Marcelo, 12 anos, paulistano, aluno da quinta-série de uma escola municipal localizada no extremo leste da capital, região cercada de comunidades ou favelas ou como preferir. 
  O poder paralelo impera e os   educadores lutam para não perder ?seus? alunos!
  Marcelo tem os olhos esverdeados e arregalados, parece que está sempre com medo, tenso e vigilante o tempo todo; ele sorri pouco, seu é corpo franzino e fedido.
  Ele recebeu da prefeitura: uniformes de verão e inverno; material escolar, livros didáticos. A entrega do leite é mensal, basta ele não faltar para ter direito. 
  Os alunos almoçam na escola e a refeição é feita com a supervisão de uma nutricionista, é de qualidade, saborosa e respeita a normas de higiene para a preparação de alimentos.
  Dentistas visitam a escola, ministram palestras e tratam da saúde bucal dos alunos. 
  A biblioteca e sala de informática atendem bem às necessidades e desafios do ensino fundamental. Infelizmente o laboratório de Ciências foi desativado para se construir uma sala de aula.
  A escola tem um corpo docente altamente capacitado com supervisores, escritores, diretores de escolas particulares, consultores educacionais, entre outros. Diversos   professores são pós-graduados em Psicopedagogia e Gestão Educacional.
  As atividades realizadas em  Educação Física motivam os alunos e são adequadas a cada faixa etária, o professor dessa disciplina é um líder positivo que une a comunidade docente.
  Os professores são compromissados com a educação e desenvolvem projetos pedagógicos de inclusão e aceleração da aprendizagem.
  - O que falta ao Marcelo para ter excelente desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor? Ser bem sucedido nos estudos?
  Marcelo verbaliza suas ideias com clareza, escreve com dificuldade e falta muito. Quando ele comparece à aula, brinca na hora errada, perturba os colegas, não anota a matéria e não faz as atividades propostas, perdeu o material que recebeu da prefeitura. 
  Ele rouba e briga, apanha dos colegas porque não tem noção de perigo;  seu  corpo é miúdo, para compensar a fraqueza, ele faz armas com o compasso, caneta e régua, visto que provoca os alunos da oitava-série que são bem maiores que ele! Ao longo do ano as armas ficam mais perigosas.
  Os alunos se queixam que o cheiro de Marcelo é insuportável e pedem para excluí-lo da escola. Os pais temem pela segurança de seus filhos.
  Os professores avisam a Coordenação Pedagógica que Marcelo fica nos faróis do bairro a pedir esmolas. 
  A direção da escola segue os morosos caminhos legais para proteger o aluno e permitir que ele se desenvolva em segurança; aproprie-se da linguagem e se torne um cidadão ético. 
  A situação é urgente. Também é preciso proteger os demais alunos e professores dos comportamentos inadequados de Marcelo.
  O pai de Marcelo morreu vitimado pela AIDS e sua mãe está presa por tráfico de drogas. Marcelo vive com sua avó que é muita idosa e tem problemas de locomoção. São vários os meios-irmãos dele. 
  Com a família a escola não pode contar.
  Marcelo desaparece da escola por quatro meses, sabe-se que ele foi ?adotado? pelos traficantes, a velocidade do mal é impressionante e nada burocrática!
  -  O que falta ao Marcelo para ter sucesso nos estudos e tornar-se cidadão ético e feliz?
  Marcelo, 12 anos, paulistano, aluno da quinta-série de uma escola municipal localizada no extremo leste da capital, região cercada de comunidades ou favelas ou como preferir, foi adotado por traficantes, não mais frequentou a escola. Ele ganhou do poder paralelo um tênis de marca, um boné ?irado? e de vez em quando Marcelo vai àquela lanchonete  que tem um palhaço que dá brindes para quem come seus lanches engordurados. 
  O jovem Marcelo não precisa mais fazer arminhas com compasso e régua, agora ele tem em mãos um revólver!
  Sabe-se que Marcelo morreu aos 13 anos durante um conflito entre gangues rivais.
  A escola municipal que Marcelo frequentou por pouco tempo e que tem um corpo docente altamente capacitado com supervisores, escritores, diretores de escolas particulares, consultores, todos bem compromissados com a educação... 
  - O que faltou ao Marcelo para ter sucesso nos estudos e tornar-se cidadão ético e feliz?
 
  Observação: Marcelo, nome fictício.
  Para Saber Mais
  Livro
  ?	Violência na Escola. Um Guia Para Pais e Professores. Caren Ruotti, Renato Alves e Viviane de Oliveira Cubas. imprensa oficial. 2006.
  Filmes
  ?	Nenhum a Menos. Drama dirigido por Zhang Yimou, China, 1999.
  ?	Elefante.Drama dirigido por Gus van Sant, EUA, 2003.
  Nelson Pascarelli Filho Consultor Científico-Educacional. Conferencista. Escritor da FTD. 16 livros didáticos publicados e adotados em todo Brasil. Professor Titular da SME/ SP. Professor da Universidade São Judas ? Cursos de Extensão. Professor do Colégio Dante Alighieri para turmas em recuperação. Diretor da Pascarelli Sciens, consultoria fundada em parceria com alunos intelectualmente superdotados. Pedagogo, Filósofo, Bacharel em Psicologia, Psicanalista; Biólogo com pós-graduação em Microbiologia. Palestrante do Rotary Club, Sieeesp, Aprofem/Abitep, Ecoplan/Sinpeem, Sinpros; Sabesp, GPEC, Rede Marista de Ensino,  Universidade Nove de Julho e diversas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação em todo o Brasil. Biografia incluída na Wikipédia em educadores brasileiros.
  Contato para Cursos
  [email protected]
 
   
                     
                	
  
Veja mais em: Educação
  
Artigos Relacionados
 
  
- Desafios Da Arquitetura Educacional - ConclusÃo 
  
- Filmes Para CapacitaÇÃo Docente - Parte Iii 
  
- EducaÇÃo: Uma Das Poucas Saídas Da Pobreza 
  
- Violência Na Escola: Um Guia Para Pais E Professores 
  
- PolÍtica De FormaÇÃo De Leitores 
  
- A ImplementaÇÃo Da Capoeira No CurrÍculo Escolar Pela Prefeitura De Municipal De Campinas 
  
- Educação Significativa 
 
 						
		
                    
 | 
                       
                        
                       
                         
			
			
                         | 
                                           
                                        
                  
                 | 
                
            
            
            
             |    |