PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Hidrografia do Brasil



Bacias Hidrográficas ? São áreas compreendidas entre divisores de água, nas quais toda a água que ali se precipita escoa por um ponto .

Características Gerais da Hidrografia do Brasil

-Predomínio de rios de planalto (grande potencial hidroelétrico

-Predomínio de rios prenes (que não secam)

-Os rios intermitentes ou temporários aparecem no Sertão do Nordeste , exceto o rio são Francisco

-Predomínio de rios pluviais (abastecidos po chuva)

-Predomínio de rios com foz em estuário (exceto o parnaíba , foz em delta  (MA-PI) e amazonas , foz   

  mista

-Poucos lagos

Predomínio de rios exorréicos (desaguam no mar)

Bacia Amazônica

maior bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas, com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais quase 4 milhões estão em terras brasileiras. Seu rio principal nasce no Peru, com o nome de Vilcanota, e recebe depois as denominações de Ucaiali, Urubamba e Marañón. Quando entra no Brasil, vira Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus. Desse ponto até a foz recebe o nome de Amazonas.

desenvolvimento do transporte hidroviário. A navegação é importante nos grandes afluentes do Amazonas. Em 1997 é inaugurada a hidrovia do rio Madeira, que opera de Porto Velho a Itaquatiara.

Bacia Hidrográfica do São Francisco

Possui uma área de quase 646 mil quilômetros quadrados e seu principal rio é o São Francisco. O Velho Chico, como é conhecido, nasce em Minas Gerais e percorre Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa desses dois últimos estados. É o maior rio totalmente brasileiro e é fundamental na economia das regiões que percorre, pois permite a atividade agrícola em suas margens e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.

Bacia Hidrográfica do Tocantins/Araguaia

Ocupando 767 mil quilômetros quadrados, a região é definida pela bacia do rio Tocantins. O rio nasce em Goiás e desemboca na foz do Amazonas, mas o único trecho navegável fica entre Belém (PA) e Peixe (GO); parte de seu potencial hidrelétrico é aproveitada pela Usina de Tucuruí. O rio Araguaia nasce em Mato Grosso, na fronteira com Goiás, e une-se ao rio Tocantins no extremo norte do estado de mesmo nome.

Bacia Platina

formada pelas bacias do Parná , uruguai e paraguai.

Bacia Hidrográfica do Paraná 

Concentrando quase um terço da população brasileira em uma das áreas com o maior desenvolvimento econômico do país, a região é constituída pela bacia do rio Paraná, com cerca de 880 mil quilômetros quadrados. O rio Paraná tem quase 3 mil quilômetros e nasce na junção dos rios Paranaíba e Grande, na divisa entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando, por exemplo, a Usina de Itaipu e a hidrelétrica de Porto

Primavera, a segunda maior usina do estado de São Paulo. Os afluentes do Paraná, como o Tietê e o Paranapanema, também contam com grande potencial para a geração de energia. A hidrovia do Tietê-Paraná é a mais antiga do país.

Bacia Hidrográfica do Uruguai 

Com cerca de 175 mil quilômetros quadrados, a região é constituída pela parte brasileira da bacia do Uruguai, rio que surge da união dos rios Peixe e Pelotas. Tem grande importância tanto pelo seu potencial hidrelétrico como pela grande concentração de atividades agroindustriais. O trecho navegável do rio Uruguai fica entre São Borja e Uruguaiana (RS).Região

Bacia Hidrográfica do Paraguai 

A região é constituída pela bacia brasileira do rio Paraguai e abriga a grande planície úmida do Pantanal, patrimônio nacional desde 1988 e Reserva da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a partir de 2000. Com nascente em território brasileiro, na serra do Araporé, próxima a Cuiabá (MT), o rio Paraguai tem uma bacia de 1 milhão de quilômetros quadrados, um terço no Brasil e o restante na Argentina, na Bolívia e no Paraguai. É utilizado em larga escala para a navegação. 




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Brasil/domínios Morfoclimáticos/domínio Amazônico
- Estrutura Geológica
- Brasil/domínios Morfoclimáticos/domínio Do Cerrado
- Brasil/domínio Morfoclimático/domínio Da Caatinga
- Todos Os Dias Das Mulheres !
- Europa/quadro Natural
- África Quadro - Natural

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online