PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Dicas PARA ATINGIR O NÍVEL DE EXCELÊNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - I



Pratique uma educação significativa, o conteúdo programático de sua disciplina deve sempre dialogar com o cotidiano de seus alunos.
Evite o espontaneísmo. Planeje suas aulas.
Seja honesto com seus alunos, não coloque questões nas avaliações sobre temas ou exercícios que nunca foram explicados em aula.
Compareça nas aulas bem vestido e com higiene.
Não discuta seu salário com os alunos e nem assuntos da sua vida particular, você não foi contratado para fazer isso. Debata melhoria salarial com o sindicato, essa é uma das funções dele. Porém, você pode pedir para que seus alunos pesquisem questões socioeconômicas que afetam a educação e a qualidade de vida dos professores e alunos: tenha bom senso e seja sutil.
No primeiro bimestre construa um campo afetivo e ensine para seus alunos organização pessoal e administração do tempo.
Pare de afirmar que no seu tempo a educação era melhor, saudosismo ofuscam o encontro de soluções inteligentes para problemas atuais.
Lembre-se que seus alunos vivem a ?Era da Velocidade?, conheça novas tecnologias que tornarão suas aulas mais interessantes.
Evite o auto-engano: se você perdeu o encanto pela profissão, procure outro emprego, é bem melhor que ser reacionário e sabotador dos projetos dos colegas.
Nunca projete nos alunos suas frustrações e recalques, os alunos não são culpados pela suas escolhas afetivas e profissionais equivocadas.
Pare de ler Best Sellers educacionais escritos por quem nunca vivenciou os desafios de ser educador no Brasil. Fábulas e sugestões mágicas em nada contribuem para resolver as mazelas educacionais. Melhor é ler os clássicos da Filosofia Educacional.
Tenha vida cultural e atualize-se, fazer isto não é tão caro como você imagina ser.
Lembre-se que a escola matricula famílias. Procure conhecer dados familiares para fazer ajustes na relação professor-aluno.
Jamais critique a instituição e seus colegas de trabalho para os alunos.
Não demore a entregar os resultados das avaliações, sua procrastinação destroi a motivação do aluno.
Cuidado com as promessas feitas no começo do ano, cumpra o que prometeu, se uma excursão não foi possível de ser realizada, explique as razões para a classe.
Priorize a realização de projetos interdisciplinares, todos crescem profissionalmente e culturalmente com eles.
Adapte o campo visual e a arquitetura interna da sala conforme o conteúdo afetivo inerente a sua aula.
Aborde exaustivamente temas como alteridade e racismo.
Seja pontual na resolução de atitudes que geram violência e incivilidades.
Não coloque apelidos nos seus alunos.

Não reproduza em sua prática docente a violência da qual você foi vitima quando era aluno. Será que você colocaria seus filhos na escola que estudou? Reflita demoradamente sobre essa questão.
Conheça bem os mecanismos da violência simbólica, da exclusão e os engodos do oficioso para que eles jamais façam parte da sua prática docente.
Parta sempre do conhecimento prévio dos educandos, antes de iniciar um novo conteúdo.
Lembre-se que o tempo que rege a escola é o gerúndio, o educando está aprendendo, adolescendo, repensando, amadurecendo, crescendo; controle sua ansiedade e expectativas.
Faça psicoterapia, trabalhar com jovens é desgastante e pode desestruturar seu ego.
Valorize o Brasil, cultive nos seus educandos o patriotismo, civismo e forme o cidadão ético, sócio-responsável. É possível ser critico sem destruir a auto-estima do jovem brasileiro e o amor à Pátria.
Não fale palavrões em sala de aula. Não exagere nas gírias.
Assista os filmes e seriados que seus alunos vêem e faça debates sobre os conflitos que eles propõem. Isto fortalece a relação professor-aluno.
A única sedução ética possível entre um professor e seus alunos é a sedução para o saber.
Não confunda ser admirado com ser amado, cuidado com armadilhas afetivas. O aluno é transparente, não espere que ele guarde segredos.
Se receber uma proposta afetiva ou insinuação de caráter sexual de um aluno (a), comunique o fato imediatamente à coordenação pedagógica. Não se iluda, você não conseguirá resolver isto sozinho.
Evite matricular seus filhos na mesma escola que você leciona, o barato pode sair muito caro e certamente você levará uma vida inteira para reparar situações emocionais repletas de culpas, obscuridades e oportunismos mal resolvidos.
?Onde se ganha o pão não se come a carne?, velho e sábio ditado! No cenário escolar todos vigiam todos e encontram-se alunos em lugares que você nunca imaginou encontrar, preciso ser mais claro?
Lembre-se que o professor é poderosa imago paterna, dê exemplos de justiça, bom senso e saiba o que e o quanto deve ser tolerado.
Jamais inicie sua aula se a sala estiver suja e bagunçada. A sala de aula é seu local de trabalho. Procure saber como o professor que virá depois de sua aula gosta de encontrar a sala e a lousa, respeite-o.
Filmes chatos são piores que aulas monótonas, seja bem cauteloso ao passar um filme, para que motivação esperada não se transforme em indisciplina.
Faça interrupções estratégicas durante a exibição de um filme, pontue conclusões e elicie debates.
Suspeitando de violência contra a criança e o adolescente, aja rapidamente e proteja-se contra o agressor, faça denúncias anônimas, se necessário.
Ao encontrar um aluno nos lugares que você frequenta, cumprimente-o! Você nem imagina o efeito positivo que essa ação tem!
Não tenha medo de reuniões com pais, não improvise, prepare-se bem se articulando com os demais professores.
Documente-se, faça relatórios minuciosos. Em casos graves de violência cerque-se de testemunhas. Se for ameaçado por um aluno, faça imediatamente um boletim de ocorrência.


(continua)


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica Na Construção Do Conhecimento
- Dicas Para Atingir O NÍvel De ExcelÊncia Na PrÁtica PedagÓgica - Final
- Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo
- Sobre Aquele Que Conduz
- A Afetividade Na Escola
- A Relação Professor-aluno
- Escola Da Vida (school Of Life)

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online