PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Teoria da Deriva Continental



Foi elaborada pelo alemão, Alfred Wegener, onde afirmava que há aproximadamente 200 milhões de anos , havia uma única massa continental,chamada de Pangéia e existia um único Oceano, o Pantalassa.

Depois ocorreu a divisão , sendo que o bloco do Norte chamava ?se Laurásia e era formada pela América do Norte , Europa e Ásia e a Godwana formada pela América do Sul , África e , Índia e Oceania.

Wegener percebeu que a costa da África se encaixava na costa da América do sul.

Outra forte constatação seria a existência de fósseis de animais da mesma espécie em continentes diferentes, pois seria impossível que esses animais tivessem atravessado o Oceano Atlântico, a única explicação é que no passado os dois continentes se encontravam juntos.

A teoria de Wegener ficou sem crédito quase que por 50 anos.

A Teoria de Wegener, somente começou a ser aceita no início dos anos 60, em razão do mapaeamento do fundo oceânico, descobertas das fossas abissais, paleomagnetismo das rochas oceânicas, entre outras. Estes estudos se tornaram possíveis em razão da utilização de submarinos durante a Segunda Grande Guerra.

A teoria das placas tectónicas é a teoria moderna que confirma a deriva continental. Os movimentos das placas tectônicas foram comprovados através de pesquisas realizadas com satélites artificiais. Foi detectado, por exemplo, que a América do Sul afasta-se 3 cm por ano do continente africano. 




Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Sinais Da Historia-8ºano
- A Expansão Marítima Européia
- Europa/quadro Natural
- Dieta Brasileira ? De Onde Vieram O Nosso Arroz E Feijão?
- Brasil-posição E Localização Geográfica
- Marvin Harris: Introdução A Antropología Geral. Antropología Física.
- Tráfico Negreiro

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online