PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Jardim das delícias - Bosch



Analisando uma publicação de História da Arte certa noite me deparei com um tríptico que me chamou a atenção. Batizado de Jardim das Delícias por seu idealizador El Bosco como é conhecido na Espanha. Essa obra expressa de maneira satírica e moralizante o destino da natureza humana.

Falando sobre o artista. Hyeronimus Bosch (1450-1516), nasceu em Hertogenbosch, Holanda. Foi precursor do surrealismo com quatro séculos de antecipação, satirizou o mundo de sua época com agudo senso crítico por meio de diversas visões oníricas repletas de seres estranhos. Existem cerca de 40 obras originais de Bosch, compostos de pinturas e gravuras espalhadas por museus dos Europa e EUA. Sua obra carrega uma intenção moralizante, própria da época, na qual o pecado é elemento constante.

Nas telas de Bosch nada é estático, e por isso estimulam a imaginação de quem as observa. Algumas vezes são finalizadas com elaborados detalhes, noutras não passam de caricaturas. Ao observar suas obras você percebe que sempre há coisas novas a serem descobertas. Isto porque o artista, como a maioria do início da Idade Média, tinha "horror ao vácuo" originado em um medo artístico de espaços vazios.

A obra que leva o título do tópico é classificada como gótica, e esta em esposição no Museu Nacional Do Prado, em Madri. o Tríptico faz relação entre o bem e o mal; fechado representa a criação do mundo, aberto e a esquerda está o paraíso terrestre, e incluido nele encontra-se o perigo oculto. O Éden está repleto de animais, bons e maus; sapos e figuras de aspecto demoníaco convivem com unicórnios, cervos, uma girafa e um elefante. Os animais caçam uns aos outros, mas a sensação é de total harmonia. Como um espelho, o painél da direita representa a exata antítese desse mundo de felicidade e compreensão, o Inferno Musical, com a punição dos pecadores no inferno; o que conduz ao painél central , o Jardim das Delícias, um mundo mergulhado nos prazeres e no vício da carne, desviado dos ensinamentos da igreja. Esta é a pintura mais famosa de Bosch.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Escola Flamenga
- Las Meninas / Velasquéz
- O GuardiÃo Da Arte: Entrevista De Robert Hughes
- A Importância Da Gravura Na Pintura
- A Linha De Tempo Da História Da Arte
- Bíblia - Adão E Eva
- A Educadora Arte

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online