PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Arte, simbolismo e fé: a iconografia bizantina



A monografia, de autoria de Ivan Chaer e apresentada à cadeira de História da Arte da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pretende compreender como a simbiose entre o Estado e a Igreja Ortodoxa deu origem à iconografia bizantina, forma de comunicação fácil numa sociedade analfabeta, em grande parte responsável pela sobrevivência de Bizâncio por um milênio. Começa com uma citação instigante, de São Basílio (séc. IV): "O que a palavra comunica pelo som, o faz o ícone em silêncio".
Ao revisar a história da formação, do desenvolvimento e da decadência do Império Bizantino, e de descrever os rituais da Igreja Ortodoxa e o papel desempenhado pelo ícone, revela que na catedral de Sofia, a primeira a ser construída em Bizâncio, ao lado do palácio do imperador, há ícones do chefe de Estado, ao lado daqueles que representam anjos e santos.
Sua conclusão é que, sem os ícones, o Império não teria sobrevivido. Eles foram uma ferramenta de submissão da população, que identificava o imperador com uma figura divina.
O que chama a atenção, no trabalho, é o fato de ele abrir a possibilidade de compreensão da importância do ícone no mundo atual - e seu papel na difusão do conhecimento, facilitada pela Internet e por programas de computador que usam a imagem em substituição à palavra. Desta forma, é possível expandir a conclusão de Chaer e afirmar que, assim como á iconografia foi vital para a preservação do Império Bizantino, enquanto o Império Romano do Ocidente, esfacelado, mergulhava nas trevas medievais, é fundamental, na atualidade, para a expansão da globalização e o esforço para a redução das desigualdades no planeta.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Constantino, O "grande"
- Iconografia
- Constatino I
- O Sacro Império Romano Germânico
- Idade Media
- O Bizâncio (queda)
- Os Turcos Seljúcidas

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online