PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


Maiores Roubos de Obras de Arte do Mundo



Reino Unido: Agosto de 1961

Wrightsman, o petro-milionário americano colecionador de arte, comprou o 'Retrato do Duque de Wellington' de Goya por $392,000 em 1961 e planejava levá-lo para fora do Reino Unido. Tal foi o ultraje gerado na opinião pública que o governo conseguiu angariar a soma necessária para comprá-lo de volta. Menos de três semanas depois de ser triunfalmente pendurado nas paredes da National Gallery, a obra foi roubada. O bandido demandou um resgate da mesma quantia paga pela obra e disse que daria o dinheiro para caridade. Não houve reposta - a não ser que você considere as cenas em que James Bond ( então interpretado por Sean Connery ) localizou a obra pendurada na parede do Doutor No.

Itália: Fevereiro de 1975

Itãlia, o berço da arte, também tem sido o lar dos ladrões de arte. Quando dois quadros de Piero della Francesca, ' O Flagelo de Cristo ' e ' A Madonna de Senigallia ' e um Rafael, ' O Mudo ' , foram cortados de suas molduras e roubados do Palácio Ducal em Urbino esse foi descrito como ' o crime de arte do século ' . Essa frase iria mostrar que tem pernas. O crime foi totalmente motivado pelo lucro. Foi cometido por criminosos locais que planejavam vender as obras no mercado internacional e que não seriam os últimos a descobrir que figuras super-reproduzidas não têm liquidez nenhuma. As pinturas foram recuperadas sem dano algum em Locarno, Suíça, em março de 1976.

França: Novembro de 1985

O roubo de nove pinturas, incluindo ' As Banhistas ' de Renoir e ' Impressões. Sol Nascente ', de Monet, que dera nome ao impressionismo, do Museu Marmottan em Paris aconteceu em um Domingo. A polícia primeiramente pensou que o grupo extremista Ação Direta tivesse cometido o crime. Mas várias pinturas que haviam sido roubadas de um museu em uma província francesa no começo de 1984 haviam sido recuperadas no Japão após uma dica dada por um receptador que era informante da polícia. As pinturas - incluindo alguns Corot - estavam nas mãos de Shuinichi Fukikuna, um conhecido gangster. Ele estava por trás do roubo no Marmottan, também. E, aliás, ele havia divulgado um catálogo de nove das pinturas prestes a serem roubadas. A legislação japonesa, não muito extensiva sobre crimes de arte, era notória, e rumores de que a máfia japonesa, conhecida como Yakuza, havia penetrado no mundo da arte começavam a surgir. A verdade era menos grandiosa. Fujikuma tinha sido preso na França com 7,8 quilos de heroína em 1978. Enquanto cumpria sua pena de 5 anos ele conheceu Phillipe Jamin e Youssef Khimoun, membros do sindicato dos ladrões de arte. Eles arrumaram o emprego paara ele. Mas as obras foram recuperadas em 1991, na Córsega. Elas eram demais, mesmo para o Japão.

México: Dezembro de 1985

Era véspera de natal e os oito guardas do Museu Nacional da Cidade do México não estavam alertas. Nem ajudou muito o fato de o sistema de alarme não estar funcionando desde que havia entrado em colapso, três anos antes. Foram os guardas do turno seguinte, que tomaram os postos às 08h00 da manhã, que descobriram que lâminas de vidro haviam sido retiradas de 7 mostruários. Os 140 objetos que foram levados incluíam peças em jade e ouro das culturas Maya, Asteca, Zapoteca e Mizteca. O curador, Felipe Solis, estimou que uma peça apenas - um vaso com o formato de um macaco - valeria algo em torno de $20 milhões no mercado negro, se um comprador pudesse ser encontrado. A maioria das peças tinha uma polegada se tanto de altura. O lote inteiro poderia ser confortavelmente acondicionado em duas maletas. Esse ainda é considerado como o maior roubo de objetos preciosos do mundo. As lições são poucas, mas óbvias. Museus nacionais, especiamente no terceiro mundo, muitas vezes têm uma segurança terrivelmente inadequada aos seus acervos. E nem todos em um feriado estão por aí festejando.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados



 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online