PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


geografia e a arte



A produção da arte como forma de conhecimento geográfico

Este trabalho foi realizado durante o curso de complementação em geografia pela Universidade Metodista de São Paulo, em julho de 2000.

A Geografia pode e deve se valer da Arte, pois antes de tudo comunicação e refletem todo fato social e cultural de uma época e isto nos permite compreender o sentido das coisas e também um encontro consigo dando significado à própria existência.
A Arte pela sua espontaneidade fala de coisas, sentimentos e aspectos internos humanos que às vezes coincide com a preocupação da Geografia, com a vantegem de não estar engessado pelas amarras do racionalismo científico. Assim, podemos permitir outras leituras de um mesmo fenômeno contribuindo para a internalização do conteúdo geográfico e da reflexão, resultando numa percepção mais humana.
E é justamente a questão da humanização o eixo da discussão entre Geografia, Arte e Educação, pois envolve o arcabouço cultural e a reflexão do homem frente às ações em diferentes tempos e espaços.
A Arte enquanto representação do espaço que a sociedade humana criou e continua re-criando na construção e transformação constante desse espaço. Porém, a leitura da Arte é muito particular cumprindo o seu papel de construção da realidade. A produção de arte exige conhecimento que vai além das técnicas e escolas utilizadas, mas de todo um conhecimento acumulado e sentido para se tornar uma representação simbólica da realidade visto que esta é a gênese da criação artística.
mara ramos



Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- Arte E Avaliação.
- Perspectivas Geográficas
- O Que é Literatura
- O Que é Arte.
- Ensino Da Arte E Contemporâneidade
- A Linha De Tempo Da História Da Arte
- A Pré-história Da Arte

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online