PUBLICIDADE

Página Principal : Artes


A música de todos os tempos ? o relato de uma experiência



A música de todos os tempos ? o relato de uma experiência
Ed. Universitária Leopoldianum ? Faculdade Católica de Santos.
.
Se Adriana nos conta a história do piano, não se engane o leitor pelo título. Adriana nos fala principalmente da totalidade do ser humano, citando filósofos, físicos, educadores, poetas, psicanalistas. A Música está a serviço da formação do caráter, da integração do Ser ao Cosmos.

Adriana é uma educadora excepcional. Ela não prepara a criança apenas para a música, e sim para a vida.

Tudo o que é importante se revela na simplicidade de ser e estar no mundo, a postura original da criança, ao passo que os especialistas, em nome de sua verdade, deixam escapar o óbvio.

A pessoinha da criança absorve tudo, tem o mundo em si, cria seu espaço, comunica-se através do movimento livre, em seu ritmo próprio. Adriana usa a fantasia para ir ao encontro dos pequeninos, pedindo antes a tarefa fácil, aguardando a evolução espontânea da criança para só então prosseguir na aventura da descoberta musical, obedecendo ao padrão que descobriu: as estórias refazem as fases da evolução da criança. E é fundamental respeitar esta evolução para evitar os problemas que surgem quando, no ?diagnóstico? genial de Adriana, esta criança, que é sempre promessa e surpresa, ?não ouve histórias encantadas na hora de dormir?, ? não brinca em jardins floridos?, ?não tem um bicho de estimação?.

Pobre criança aprisionada em concreto, plugada na internet, imobilizada defronte da televisaõ, para ela a Iniciação Musical de Adriana devolve o sonho, o espaço, a brincadeira.

Adriana cita o alquimista árabe Morienus: ?a pedra filosofal, este tesouro, é extraída de vós. Se reconhecerdes isto, o Amor crescerá dentro de vós.?

Adriana, que viveu o tempo em que as coisas importantes eram guardadas só na memória e no coração, elege por companheiros escritores e poetas que alimentam a alma e aquecem o coração.

Adriana está bem acompanhada. Do médico Howards, que redescobriu o óbvio e desenfaixou os bebês, porque estes precisam ser tocados e estimulados. De Carl Orff, seu guru, cuja Música Viva trouxe para o Brasil. De Lapière, Lozanov, tantos outros inovadores que marcham adiante de seu tempo.

Adriana pode posar ao lado destes nomes famosos e sentir que ? parafraseando Saint-Éxupery ? ?colocando sua pedra, ajudou a construir o mundo?.


Veja mais em: Artes

Artigos Relacionados


- A Miragem Dos Tempos
- Denil Cezar
- Pedagogia Das Expressões Artisticas
- Como Educar As Cianças Nas Escolas?
- Desenvolvimento Infantil
- Histórias Que Despertam Emoções
- Henri Wallon O Educador Integral

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online